sábado, 17 de maio de 2014

20140517 Sobrenatural qual nada Tudo é natural


O Sobrenatural.
(Pelo Sr. Rabache, de Bordeaux.)


Meus filhos, vosso pai fez bem em chamar vossa atenção séria para os fenômenos que se produzem nas sessões que vos ocupam há alguns dias.


A julgá-los segundo as instruções de certos Espíritos sectários, ignorantes ou dominadores, esses efeitos são sobrenaturais.


Não o crede nada, meus filhos; nada do que ocorre é sobrenatural: se o fora, o bom senso vos diz que não ocorreriam senão fora da matéria, e então não os veríeis.


Para que vossos olhos ou vossos sentidos percebam uma coisa, é preciso de toda necessidade que essa coisa seja natural.


Com um pouco de reflexão, não há Espírito sério que possa consentir crer em coisas sobrenaturais. Não quero dizer, por aí, que não hajam coisas que pareçam tais à vossa inteligência, mas a sua única razão é que não as compreendeis.


Quando algum fato vos pareça sair do que credes natural, guardai-vos dessa preguiça de espírito que vos induzirá a crer que é sobrenatural; procurai compreendê-lo; para isso foi que a inteligência vos foi dada.


De que vos serviria ela se devesseis vos contentar em aprender e em crer no que vos ensinaram vossos predecessores?


É necessário que cada um coloque a sua inteligência a serviço do progresso, que é a obra coletiva de todos. Uma vez que sois dotados do pensamento, pensai; uma vez que tendes julgamento, não é por nada, examinai e julgai.


Não aceiteis os julgamentos prontos, senão depois de tê-los passado pelo cadinho da vossa razão. Duvidai por muito tempo se não tiverdes a certeza, mas não negueis jamais o que não compreendeis. Examinai, examinai seriamente.


Só o preguiçoso, o que não é inteligente, o indiferente, aceitam, como verdadeiro ou falso, tudo o que ouvem afirmar ou negar.


Enfim, meus filhos, fazei todos os esforços para vos tornardes seres sérios e úteis, a fim de bem cumprir a missão que vos está confiada.


Nunca é demasiado cedo para se ocupar do que é bem e bom; começai, pois, em boa hora, a vos ocupar com as coisas sérias; o tempo de futilidades é sempre muito longo: é perdido para o vosso progresso, que não deveis perder de vista um instante.


As coisas da Terra nada são; elas não servem senão à vossa passagem para um outro estado, que será tanto mais perfeito quanto o tiverdes melhor preparado.

Vossa avó.
 

ALLAN KARDEC.

===

Nem a magia posta por Max Freedom Long pode ser tida como sobrenatural.


Uma força desconhecida trabalha naqueles fenômenos, a tal de "mana" talvez, ou sei lá o que, mas tudo, absolutamente tudo cabe dentro dos limites das Leis Naturais.


Essas mesmas em que estamos todos empenhados em desvendar seus meandros.


Paulo Cesar Fernandes

17  05  2014

Nenhum comentário: