quarta-feira, 22 de julho de 2015

20150722 O Bem e a decisão

O Bem e a decisão




O Bem brota de dentro para fora do Ser. Assim sendo, todas as religiões são boas, pois todas elas concitam o homem à Solidariedade ao amor ao próximo, e à busca do Bem.


O processo de chegar a essa meta é individual. Processo difícil e lento; exige um longo despojar do homem velho, para pouco e pouco fazer nascer o Homem Novo proclamado por tantos idealistas de todos os tempos neste nosso Planeta Terra.


Desde Sócrates, Platão e Aristóteles até Kant, Hegel, Martin Heidegger e Nietzsche há sempre uma busca de direcionamento do homem, nos seus pensamentos e atos, para algo mais sutil e espiritual.


A forte oposição de Heidegger à tecnologia não era uma oposição ao progresso; mas ao deslocamento do foco de todos os homens para coisas distantes do Ser. E com acerto Heidegger percebia a essência de tudo como o Ser. 


Somos todos Seres em última instância.


E seres em processo de progresso ou evolução; segundo compreendi nas obras de Hegel, me referindo aqui à "Enciclopédia das Ciências Filosóficas em epíteto" e "Fenomenologia do Espírito" mais especificamente.



Todos os pensadores acima propuseram o Bem; da mesma forma, as religiões assim o fizeram e fazem.


Não nos faltam elementos. Estar no Bem, progredir, evoluir é, sem sombra de dúvidas, uma questão de Tomada de Consciência, tal qual nos ensinava, e ensina o Professor Herculano Pires.


E esse ponto de inflexão na vida é totalmente individual. Decisão e escolha pessoal.


Somos Livres!


Faremos essa escolha, tomaremos ou não essa decisão, no momento mais propício e segundo critérios individuais de percepção da vida. Nada e ninguém nos obriga. Nem pode ousar a isso.


Somos os diretores do filme da nossa existência, lidamos com o roteiro a nosso bel prazer; nunca atendendo a observações de outras pessoas; para cada TAKE tomamos como valor maior os ditames da nossa consciência.


E essa consciência sempre estará vinculada ao progresso intelecto-moral por nós atingido. 


Cada um de nós tem o próprio patamar de evolução, e a liberdade de acatar ou não os ditames de uma religião para a senda do seu progresso. 


Se vamos usar as religiões ou a filosofia é meramente uma questão de escolha. Cada um sabe de si.



Paulo Cesar Fernandes

22/07/2015