sexta-feira, 13 de julho de 2012

Queixas ? ? ?

Ele é o desmancha rodinhas.
Presença desagradável.
Ninguém gosta de coisas negativas, de más noticias, de baixo astral.
_ Como vai voce rapaz? Faz tempo que não te vejo.
_ Eu vou bem. Mas a vida não é facil não. Voce pensa que é facil? Uma tia minha mora ali perto e Ilhéus ...
E desfia um rosario de queixas e mais queixas.
Lembra o Hardy Har Har, a hiena dos desenhos animados? É isso!
_ Oh céus, oh dias, oh azar... - era seu bordão.


Tenho uma amiga Quitéria, eu a chamo de Qui, um pouco para diminuir um nome que não é lá uma beleza, e outro aspecto é meu pensamento quando a encontro:
_ Qui virá por aí hoje? - já esperando alguma queixa.

Vez por outra dá uma passada em casa para tomar um café, e me contar uma queixa nova. Tem gente que conta descobertas interessantes. A Qui, queixas...
Gosto muito dela, é um coração bondoso, se anula pelas filhas e neta, deixando de viver, se divertir, ter momentos de prazer mesmo. Tenho percebido isso.


Um dia, toca o telefone e era a Qui. Voz lenta, a expressão do desânimo, arrepiei no ato:
_ Paulo? Voce está aí? - como se pudesse não estar ao atender o telefone.
_ Sim, botando umas coisas em em ordem na casa, mas diga lá!
_ Então,.... voce aguenta esse calor? Eu não aguento, está muito quente... - falou uma série de coisas relativas ao calor e quanto este a atrapalhava - Finalizou a fala com um sonoro: Aaaaaiii!


Eu estava me movimentando, ouvindo música, cantando junto, em alto astral...um dia alfa. Sorri muito e, admito, um sabor de molecagem me veio à boca...
_ Qui. Voce não se preocupe, vou te ajudar. - disse eu sorrindo muito do lado de cá da linha.
_ É? E como?
_ É fácil! Fácil, facil, veja bem: marco uma entrevista com o Prefeito. Compareço barbeado, bem vestido, como se fosse um milionário. Causo boa impressão é claro. Daí, eu intimo ele a instalar um novo equipamento na cidade: o Ar Condicionado Municipal. Nenhum bairro desta cidade vai mais passar por esse incômodo do calor.
_ Não se pode falar sério com voce mesmo. - e bateu o telefone na minha cara, falando forte e iradamente.
Senti muito carinho e gargalhei a grande.
Pelo menos falou com energia e não mais com boca mole. Pensei.


Mas algo de seriedade nas palavras de Emmanuel em "Instrumentos do tempo" (Queixas, não):


"Cada dia é uma fração de recursos que podemos empregar em aprendizado e melhoria por fora, para enriquecimento e sublimação por dentro de nós.
Ante aqueles que já despertaram nas responsabilidades próprias, não existe ocasião para queixas.
Todas as horas são instrumentos que favorecem a execução das tarefas que fomos induzidos ou claramente requisitados a realizar no campo do bem. Empenhemo-nos em lutar pela própria elevação.

Ninguém está excluído."


É muito isso. Quem tá com a cabeça bem ocupada, ou ocupada no bem, esqueçe o mundo ao redor.
Até mais!!!

Paulo Cesar Fernandes
13/07/2012

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ter para si um senso de utilidade

Ter para si um senso de utilidade



Nos dias nublados de mudança e desencanto, recorda que o auxílio da Vida Superior está chegando às tuas áreas de atividade e expectativa.

Não respondas ao Céu com o barulho da aflição.

Ruído e desequilíbrio impedem o amparo do amor e a mensagem da paz.

Espera servindo.

Na luz da esperança e pelas bênçãos do teu próprio serviço, Deus te socorrerá.

(Trecho de Instrumentos do Tempo - Emmanuel - Chico Xavier)



Buuu! Parar para pensar: e se Deus não existe? Muda alguma coisa?
Vejamos.
Mudança e desencanto não devem nos abalar, primeiro pois mudança é o vetor da vida. Não tem por onde. Enquanto voce le esta palavra, a Terra lá por dentro está se movimentando. Para saber mais desse tema fascinante, vai dar uma olhada nos livros de Geologia. Estou convicto de tua admiração, ante tantos fenômenos que não tomamos conhecimento no âmbito das primeiras letras. Ao menos noções deveriam ser fornecidas, mas essa é outra temática.


Desencanto só ocorre pois colocamos em alguma pessoa ou em alguma instituição uma fé cega. Larga mão! "Fé cega, faca amolada" segundo Milton Nascimento. Daí fé em nada e ninguém além de ti. Tu és o Senhor da tua vida e o único capaz de mudá-la e, por esse motivo o único responsável pela trajetória que venhas a escolher. Pode ser uma realidade dura, mas assim é! Confia em ti mesmo, tu és grande e tu podes e poderás coisas inimaginadas por ti nos momentos de aflição. Pois tudo passa, a chuva de verão é aterradora, mas limpa a atmosfera. Assim será a tormenta na tua vida, e depois dela verás mais claramente. "Eu posso ver claramente agora que a chuva se foi." dizia uma musica norte-americana da minha juventude, e é real, sempre bate limpeza depois das tormentas: na atmosfera ou na existência do espirito.

Assim sendo: bola prá frente que jogar na retranca é perigo certo.

Nesse contexto de dominio teu sobre a vida; a aflição, o tumulto mental, o desequilibrio passarão bem longe de ti.
Acredite em mim, apesar de ser um "adolescente de 60 anos". Tenho muito a aprender também.
Quem se acha sábio desconhece a extensão do conhecimento.
Paulo Freire o maior educador do Brasil para muitas pessoas, entre as quais me incluo, era o primeiro a afirmar que aprendia com os alunos. E assim é.

Diante dos desafios que a vida te apresenta.
Para! Pensa! E de forma autônoma define tua meta, teu roteiro, tendo sempre a certeza que amigos muitos, encarnados e desencarnados poderão te ajudar na execução da trajetória, mas o mérito da escolha é totalmente teu. Terás sido o Senhor de tua vida.
Poucos neste mundo o são ! ! !
Estarás entre os grandes desta terra.


Paulo Cesar Fernandes
12/07/2012

Nota: Em minha opinião os artistas, por sua sensibilidade mais acurada, tem uma capacidade maior de delinear os caminhos acertados da existência. É necessário estar atento, pois nem todos que ganham dinheiro com arte são artistas de verdade. Temos enganadores em todas as áreas de atividade humana.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Profecia como práxis.

Profecia


»»» Emmanuel - Seara dos Médiuns - Chico Xavier


Quando a espiritualidade sublime te clareou por dentro, passaste a mentalizar perfeição nas atitudes alheias.
Entretanto, buscando, aqui e ali, padrões ideais de comportamento, nada mais recolheste que necessidades e negações:
. irmãos que te pareciam sustentáculos da coragem tombaram no desânimo, em dificuldades nascentes;
. criaturas que supunhas destinadas à missão da bênção, pela música de carinho que lhes vibrava na boca, amaldiçoaram leves espinhos que lhes roçaram a vestimenta;
. companheiros que se afiguravam troncos na fé resvalaram facilmente nos atoleiros da dúvida, e almas que julgavas modelos de fidelidade e ternura abandonaram-te o clima de esperança, nas primeiras horas da luta incerta.

Sofres, exiges, indagas, desarvoras-te...

Trilhando o caminho da renovação que te eleva, solicitas circunstâncias e companhias em que te escores para seguir adiante; contudo, se estivesses no plano dos amigos perfeitos, não respirarias na escola do burilamento moral.
O Universo é governado por leis infalíveis.
“Dai e dar-se-vos-á” – ensinou Jesus.
Possuímos, desse modo, tão-somente aquilo que damos.

O entendimento na Doutrina Espírita esclarece-nos a cada um que é loucura reclamar a santificação compulsória e, sim, que é dever simples de nossa parte operar a própria transformação para o bem, a fim de que sejamos para os outros, ainda hoje, o que desejamos sejam eles para nós amanhã.
É possível estejas atravessando a estrada longa da incompreensão, pedregosa e obscura.

Façamos, porém, suficiente luz no próprio íntimo, e a noite, por mais espessa, será sempre sombra a fugir de nós.

»»» Emmanuel - Seara dos Médiuns - Chico Xavier

Sábias palavras desse amigo de todos nós, e poucas vezes ouvimos.

Pode parecer que este, no transcurso de seu discurso, faz a apologia do isolamento e do egoismo tão presente em nosso mundo.
Nada disso!

Nos exorta a investir pesadamente em nosso arcabouço de pensamentos renovadores, fazendo em nós, dentro do periodo mais curto possível, o que poderiamos chamar a virada do jogo. A tranformação. Transsubstanciação. Palavras a chamar uma mudança.

Isto significa colocar o coração nos eventos ao nosso redor, mas sempre com uma mirada positiva, e tendo dentro de si a preocupação em saber:
"Como é que eu posso ajudar?". (Senso de utilidade de Kant. Sempre com a filosofia em punho.)

Essa é uma ação militante no Bem, que eivada de sinceridade pode estruturar aquilo denominável de "Amor e Profecia".

A sinceridade e o desejo do bem levam a isso naturalmente, é o riacho se conformando com a geografia do terreno, para ordeiramente se somar a um rio, por sua vez ajudará um rio mais caldaloso, até chegar ao mar de bondade que o nosso mundo tanto deseja, tanto precisa; mas incapazes são as pessoas de sair de suas "zonas de conforto" para se tornar um humilde filete de água que virá a dar num pequeno riacho. Sendo um inicio de processo.

Quando jogo minha vida em "Amor e Profecia" quero ser uma gota desse filete inicial. E ir pouco a pouco cumprindo as tarefinhas no seio da familia. Pois aprendi como meu maior amigo, o Milton meu cunhado, que "Caridade bem ordenada começa dentro de casa". E eu sigo nessa trilha, pois estou cada dia mais convencido da necessidade de caminhar nas pegadas dos homens bons e dignos. E que quando estamos atrás desses passos, nenhum mal pode se abater sobre nós. E a felicidade nos chega de mão beijada, por bondade e beleza da vida.

A Profecia que preconizo nada tem a ver com a fala dos profetas, mas sim com a práxis de Karl Marx. Intencionalmente me apropriei de um termo católico para poder resignificá-lo no projeto de união e irmandade de todos os povos de nossa América de origem Espanhola: a HispanoAmerica. Evidentemente o Brasil está incluso nessa América por ter sofrido em sua história as mesmas vis mazelas politicas e economicas dos demais povos.

Uso ainda a palavra Profecia em humilde homenagem a D. Pedro Casaldaliga, homem de fé, homem de Deus e homem de Profecia. Meu ateismo não me impede de admirar o belo do coração humano e muito menos a dignidade expressa em atos. Sempre digo da necessidade de julgar um homem por seus atos, e nunca por suas palavras. Palavras levam os ventos. Vide politicos do mundo. Mas a Profecia...

Sei do custo disso: a vigilância constante dos atos e dos pensamentos. Pois pensamento é energia, na medida que permite a movimentação de mãos mecânicas, como temos visto nos documentários cientificos de nosso tempo.

Pensar energéticamente no sentido do bem, em todos instantes de nosso dia. Não é para gigantes essa tarefa, embora dificil, é exatamente para nós, para mim por exemplo, se quero manter o meu Lar num clima de harmonia em alta. E dessa harmonia em alta ter as palavras certas, para usar nos momentos incertos da vida de alguém, da minha família inicialmente, e de qualquer companheiro/companheira de jornada cujo olhar veja embassado pela dor. Quando a dor maltrata os olhos a retratam.

Profecia, práxis, sentimento, amor, amar, servir, busco apenas ser uma gota, mas uma gota cristalina a cumprir ordeiramente a sua função. Que tenhamos paz em nossa jornada!

Paulo Cesar Fernandes

11/07/2012

terça-feira, 10 de julho de 2012

Nada Será Como Antes

Fui ao CEAK. Entidade que participei por 50 anos. Fui tomar um livro por empréstimo e lá dentro, e no caminho de volta, essa musica de Milton Nascimento me habitou a mente:


Nada Será Como Antes
(Clique e veja o video em nova janela)
Milton Nascimento

Eu já estou com o pé nessa estrada
Qualquer dia a gente se vê
Sei que nada será como antes, amanhã

Que notícias me dão dos amigos?
Que notícias me dão de você?
Alvoroço em meu coração
Amanhã ou depois de amanhã
Resistindo na boca da noite um gosto de sol

Num domingo qualquer, qualquer hora
Ventania em qualquer direção
Sei que nada será como antes amanhã

Que notícias me dão dos amigos?
Que notícias me dão de você?
Sei que nada será como está
Amanhã ou depois de amanhã
Resistindo na boca da noite um gosto de sol

«««««

Tudo muda na face da Terra, e a meu ver para melhor.
Mudam as instituições e mudamos nós.
Por vezes somos obrigados, mesmo a contragosto, para não sofrer mais, a pegar o leme de nossa vida e marcar um outro rumo nesta vida. De inicio nos vem uma sensação de insegurança e medo, que apenas cessa quando nos chega a felicidade. É nesse momento a descoberta do caminho ser o mais correto. Estamos no leme e não tememos os bancos de areia do Rio São Francisco, somos capazes de apreciar a beleza de suas margens. Parar em Remanso; Agua Nova; Sento Sé; Pilão Arcado e cruzar a Barragem de Sobradinho sem medo do que virá do lado de lá.

Cada cidade pode ser uma concepção filosófica diferente (espiritismo, catolicismo, socialismo, comunismo, ateísmo, etc.), e depois da Barragem (a morte) chegar ao imenso mar azul carregando na boca da noite ou na boca do dia um forte gosto de sol.

Pela felicidade de usar este corpo, e pela certeza da felicidade após sigo no leme, sorriso largo e coração aberto, pois assim e apenas assim estarei apto a libertar os espiritos ainda presos aos grilhões das instituições.

Tenhamos todos vida, e vida em abundância!!!

«««««
Este texto é em homenagem a D. Pedro Casaldaliga, que foi bispo da Prelazia de São Felix do Araguaia e que ensina ao mundo a viver em amor e em professia.

Assim tento viver hoje!!!

Paulo Cesar fernandes

10/07/2012