sábado, 3 de novembro de 2012

Proposta de projeto de Estudo Espírita: Herculano x Darcy

Tomar como eixo de estudo o livro de José Herculano Pires "O Espírito e o Tempo", que trata das relações de intercâmbio entre o mundo material e o imaterial através da História da Humanidade.


Como Herculano trabalha com as diversas fases da caminhada do homem, julgo ser importante para os espíritas o  estudo antropológico dessas fases. P


Para isso sugiro o estudo em paralelo do livro de Darcy Ribeiro "O processo civilizatório".


Não tenho claro se ralmente estes livros seriam estudados em paralelo; ou se, o trabalho antropológico de Darcy deveria servir como introdução ao grande livro de Herculano Pires.


De uma forma ou de outra, um estudo de cada período histórico de maneira global, contrapondo a visão antropológica com a espírita. Talvez, se venha a perceber que, ambas as visões são complementares. Só o desenvolvimento do trabalho o dirá.


Este ciclo de estudo das comunicações espíritas através dos tempos teria como ponto final a Era Espírita surgida com o advento do trabalho de Kardec, que em O Livro dos Médiuns estabelece toda uma forma de lidar com o processo de comunicação com os espiritos e de sua identificação.


Um trabalho deste teor traria uma contribuição significativa a todos aqueles que se propoe a estudar a mediunidade.


Esta é uma muito antiga idéia minha a qual nunca tive oportunidade de registrar, e nem dicutir com seriedade com alguma Casa espírita.


Fica aqui a sugestão.

Capaz de ser implementada em qualquer núcleo de estudos que se interesse.

Saúde e Paz!




Paulo Cesar Fernandes

03  11  2012