sábado, 22 de fevereiro de 2014

20140222 Pneumatografia


Pneumatografia
 
 
"Tal é o resultado ao qual nos conduziu o fenômeno da tabaqueira, reportado no nosso artigo precedente, e sobre o qual nos estendemos longamente, porque vimos aí a ocasião de sondar umas das leis mais importantes do Espiritismo, lei cujo conhecimento pode esclarecer mais de um mistério, mesmo do mundo visível. Foi assim que, de um fato vulgar em aparência, pôde jorrar a luz; tudo é observar com cuidado, e isso cada um pode fazer, como nós, quando não se limitar a ver efeitos sem procurar-lhes as causas. Se nossa fé se afirma, dia a dia, é porque compreendemos; fazei, pois, compreender, se desejais fazer prosélitos sérios. A inteligência das causas tem um outro resultado, que é o de traçar uma linha de demarcação entre a verdade e a superstição."
 
Revista Espírita - Agosto de 1859
 
===
 
 
Kardec nos alerta a atentar mais profundamente a todos os pequenos fatos ocorrendo na Casa Espírita de nossa predileção.
 
Podem fatos espíritas acontecer e nosso rigor os tolher de uma forma sutil ou aberta.
 
 
Não há mediunidader sem confiança mútua, afetividade e liberdade para as comunicações.
 
 
Ao médium já é difícil saber-se médium, se o colocamos em dúvida a cada sua manifestação acabamos sendo os "seca mediunidade" como tinhamos no passado. Era tal o rigor que novos médiuns eram muito raros. Foi necessária uma renovação de mentalidades advinda do COEM do Paraná, e depois cada casa foi repensando e adequando o COEM às necessidades e ao tempo de seus frequentadores, ao mesmo tempo reviam suas práticas e hábitos num progresso constante.
 
 
Os espíritos todos foram criados para a liberdade e para o amor.
 

Precisamos aprender a falar em amor para que este se firme como um patrimônio nosso. As pessoas, inclusive dentro dos centros espíritas temem falar de amor. Parece piegas, acabam usando trezentas outras palavras como rota de fuga. O que Jesus ensinou afinal? Seus ensinos nenhum valor tem?


Isso é atraso mental. Voltando à mediunidade.


 
Quando dois espíritos libertos e afetuosos se encontram a possibilidade de nascerem fatos mediúnicos importantes acaba por se ampliar. Pois Espírito Comunicante e Médium estão em tranquilidade e confiança recíproca. Um elo fundamental para o processo.
 
 
Kardec sempre nos dizendo muitas coisas nas entrelinhas. Nossos ouvidos e nossa atenção devem se educar para o compreender.
 
 
Não é sem motivo o fato de Herculano Pires chamar o Espiritismo de "o grande desconhecido". Quantas Casas tem estudos sistemáticos de Kardec na fonte e não por intermediários?
 
 
Todo tradutor é um traidor, diz um ditado italiano.
 
 
Assim ocorre com aqueles que interpretam Kardec. Mesmo eu. Podemos todos ter uma leitura tortuosa dos pensadores. Não por má fé, mas por erro.
 
 
Leia Kardec. Leia Freud. Leia Hegel. Leia Bauman. Leia Heidegger. E todos eles nos textos originais. Concluí depois de pastar por muitos: os comentadores de qualquer desses autores, para demonstrar sua erudição complicam demais o que está no texto original.
 
 
O texto limpo e seco de qualquer autor é sempre melhor que as interpretações dos "sábios" comentadores. Leia tudo sem medo pois em geral os bons filósofos e pensadores escrevem de forma simples. Se o conteúdo do pensamento for complexo leia mais de uma vez. Mas não permita que venham lhe dizer como pensar as coisas. Pense autonomamente!
 
 
Pela LIBERDADE total do espírito!
 
 
Paulo Cesar Fernandes
  
22 02 2014