Humberto
Mariotti
O
Homem e a Sociedade numa Nova Civilização
PENSE
- Pensamento Social Espírita
Capítulo XVI
A ABOLIÇÃO DA LUTA DE
CLASSES NÃO
É TAREFA EXCLUSIVA DO
SOCIALISMO
O conceito de propriedade privada, de qualquer ponto de vista
que o consideremos, está em contradição com a dinâmica evolucionista da
filosofia espírita. Nem mesmo justificando-o como uma falta de evolução
espiritual dos povos, o conceito de propriedade é admissível, pois a sua
aceitação implicaria o reconhecimento de um sistema social em que o mais forte
se imporia impiedosamente ao mais fraco.
O socialismo não é somente “uma bela expressão da cultura
humana”; é, sobretudo, a resposta a uma necessidade da evolução espiritual alcançada
pela civilização.
O sistema de propriedade privada representa um estado social
condizente com o passado da humanidade, na fase em que o homem ainda ignorava a
realidade de seu crescimento espiritual, em consequência de sua evolução
palingenésica.
Esta lei, eminentemente progressista e criadora,
transformará e renovará os sistemas sociais, ao revolucionar as condições íntimas
dos espíritos. Por isso dizemos que a nova revolução socialista se realizará,
ao mesmo tempo, externa e internamente.
É assim que surgirá um tipo de sociedade em que as normas morais
serão protetoras e condenarão toda forma de privilégio social.
A reencarnação, ou lei palingenésica, não justificará
jamais, como ainda se pretende, as desigualdades sociais. A lei de causalidade
espiritual ou existencial não determina as formas de sociedade, pois o destino
individual do homem carece de força histórica para estabelecer um regime social
baseado no sistema de propriedade privada. Além disso, o socialismo não é uma
questão de ditadura do proletariado nem de imposição estatal: o socialismo é o
resultado de uma avançada evolução mental e espiritual dos indivíduos que, de
um sistema social privado e egoísta, nos faz passar para outro, de tipo coletivo
e fraternal. Quer dizer que o socialismo não é a consequência de uma ditadura,
o que seria encará-lo unicamente do ponto de vista político, esquecendo-nos de
sua natureza ética, científica e filosófica.
A lei de renascimento origina destinos individuais, mas não poderá
jamais determinar sistemas sociais. Os sistemas ou formas de convivência social, estabelece-os a ciência da sociedade,
elaborada pelos mais brilhantes espíritos. Mas disso a querer ligar a situação
imperfeita de um indivíduo a um sistema social imperfeito torna-se ilógico e
não corresponde às leis do pensamento evolutivo.
A lei de igualdade é facilmente reconhecida e aceita pelo pensamento
filosófico, tanto mais que é uma resultante do desenvolvimento e da evolução
espiritual, através da lei natural da palingenesia.
Aspirar, portanto, a uma sociedade sem classes, não é um
anseio exclusivamente socialista e comunista. Podemos admitir que é também a
consequência de um engrandecimento moral da alma humana. Vale dizer que, do
ponto de vista espírita, pode-se aspirar ao estabelecimento da lei de
igualdade, levado somente por uma razão filosófica.
O socialismo, que antigamente era aceito como um fenômeno exclusivamente político, é agora um
postulado moral e filosófico que emana, por assim dizer, da própria alma dos indivíduos.
Daí se conclui que o Estado sem classes sociais, concebido pela filosofia
espírita, surge ao revés da concepção materialista: manifesta-se de dentro para
fora, o que nos mostra que o sistema socialista não é somente um fenômeno político,
mas a consequência de um estado de compreensão da fraternidade humana e
espiritual, atingido pelas almas altamente evoluídas.
De acordo com esta visão evolucionista do indivíduo, não se
pode afirmar, como o fazia a mentalidade conservadora, que “haverá sempre ricos
e pobres”, pois se isto fosse certo teríamos que afirmar, com o mesmo critério,
que “sempre haverá bons e maus” na humanidade. Sabemos, pelo contrário, que a
evolução tudo transforma, e que o sistema social, com todo o conjunto
espiritual e humano, evolui para melhores condições, já que nada permanece
definitivamente fixo na natureza e na história.
A evolução palingenésica do homem permite-nos supor que a
ordem social avança rumo a condições em que o socialismo se torna uma realidade
fraterna, e em que a propriedade privada se torne realmente propriedade
coletiva. Essa a razão por que o espiritismo não poderá justificar nem aceitar
os tipos de economia social baseados no espírito de posse. Quando a
riqueza econômica é de caráter privado, é porque está viciada pelo egoísmo e
pelo exclusivismo individualista. Basta encararmos bem o problema e veremos que
o que se considera propriedade privada não tem realidade física nem espiritual.
Comprovaríamos que a vida humana passa inteligentemente do privado para o
coletivo, isto é, do regime capitalista para o regime socialista.
As coisas físicas terão caráter privado enquanto o homem puser
o seu espírito na dependência delas, procurando um meio de se firmar no mundo.
Mas quando reconhecer que sua estada na Terra depende mais dos valores morais e
espirituais que das coisas físicas, então o homem socializará a ordem econômica
e repelirá o sistema de propriedade capitalista.
Reconhecerá, assim, que unicamente a propriedade coletiva poderá
beneficiá-lo, libertando-o do egoísmo e da usura individualista.
De acordo com a filosofia espírita, a evolução espiritual, pura
e real, realiza-se sem ligação alguma com os instrumentos terrestres. O
espírito trabalhará por meio deles, mas seu único dono será a sociedade, pois
bastaria aparecer o menor desejo de posse sobre as coisas para que o normal
desenvolvimento de sua evolução se perturbasse. O espírito compreenderá que a propriedade,
por pequena que seja, tem sua origem na pequenez moral do indivíduo. Saberá
ainda que um Ser superior pensará sempre no todo e nunca na parte. Chegará a
compreender que a propriedade privada se relaciona com o pequeno e se circunscreve
ao mundo, enquanto a propriedade coletiva se vincula no grande e extenso, bem
como na concepção cósmica da filosofia espírita.
O capitalismo, por seu egoísmo moral, crê que este mundo é o
único a dominar o Universo. Ao contrário, o socialismo, espiritualizado pelo
ideal espírita, apresentará ao espírito milhões de planetas girando pelo
espaço. Porque o privado é próprio dos sistemas individualistas, enquanto o
coletivo se liga facilmente à realidade, que nos apresenta a pluralidade dos mundos
habitados e a doutrina das vidas sucessivas.
Acreditamos que a transformação social resulta iniludível frente
à teoria da evolução espiritual; em consequência, ou o espírita se converte em
socialista no plano econômico, social e político, ou será um opositor da linha
ascendente da evolução geral da humanidade. Se ficar ao lado do progresso,
auxiliará o espírito do futuro nas transformações que este vai
realizando. A verdade é que o evolucionismo espírita não poderá submeter-se a
nenhuma concepção conservadora ou misoneísta, já que para ele tudo avança, muda
e se aperfeiçoa incessantemente. O próprio homem é um Ser que evolui sem parar,
tanto na vida presente como através das múltiplas existências que terá de
viver.
Em tudo e com tudo, pois, irá para diante, seguindo a
poderosa lei de evolução, que transforma tanto os indivíduos em suas ideias e
caracteres, como os povos em suas concepções ideológicas e em seus sistemas
sociais.
A lei de igualdade, como consequência da lei palingenésica, não
deixará de manifestar-se pelo fato de existirem destinos individuais a serem
cumpridos. O destino individual não representa nem determina os sistemas
sociais, pois, se assim fosse, teríamos de aceitar para sempre o sistema
capitalista no mundo. Não obstante, dentro da própria lei de igualdade, fator
revolucionário que institui o socialismo na Terra, podemos admitir a
desigualdade; mas esta será sempre de caráter individual e nunca de natureza
social. A igualdade responde ao lógico e ao natural, e para ela marcham o homem
e a sociedade, repelindo continuamente todo intento de desigualdade econômica, por
considerá-la um obstáculo moral na ascensão progressiva dos espíritos.
Por último, é preciso levar em conta que o Ser é uma
essência impessoal e que, por isso mesmo, nada poderá aderir de temporal à sua
natureza individual.
Se deseja avançar no caminho de sua evolução, deverá despersonalizar-se
totalmente, enriquecendo seu mundo interior e imortal com sutis e variadas
emoções estéticas, espirituais e religiosas, pois elas se fixarão em seu
perispírito e se transformarão em faculdades superiores do espírito.
O Ser é uma essência livre; provém do mais profundo e avança
para o mais sublime da divindade. Por conseguinte, todo verdadeiro homem livre
e progressista deverá encarar os bens econômicos como um depósito que a
sociedade lhe concede, para com ele contribuir em favor do aperfeiçoamento da comunidade;
mas de maneira alguma se erigirá em proprietário do depósito social, já que
para ele todo valor econômico só pertencerá ao patrimônio comum da sociedade.
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O texto foi mantido sem negritos ou itálicos de minha parte.
Abri alguns parágrafos para facilitar a leitura tão somente.
O diferente título apresentado na imagem é o título original Argentino. Ocorreu durante a Ditadura Militar a necessidade da editora chamá-lo "O homem e a sociedade numa nova civilização" para que fosse aprovado pela censura.
Quando o autor se refere ao capitalismo em contraposição ao
socialismo devemos lembrar ter sido o texto escrito em outra época. Em que pese
todas as suas considerações permanecerem atuais. Até pelo fato do mundo ter se
aprofundado no egoísmo.
Hoje, pela característica dos nossos tempos, tenho preferido
trabalhar o materialismo, ou materialidade se contrapondo à espiritualidade tão
necessária ao presente estado de todo o Planeta Terra.
E espiritualidade para mim significa tudo que se contraponha
aos valores materiais e egoístas de nossa vida. Dessa forma, quando estudamos
matemática, história, filosofia; da mesma forma que quando fazemos uma oração
estamos criando vínculos de espiritualidade; na medida em que toda atividade
útil é trabalho, e todo trabalho (evidentemente digno em nosso caso) contribue
para o progresso do espírito. E o progresso dos espíritos levará ao progresso
da sociedade e dos processos históricos transcorrendo na atualidade.
Mais que nunca o homem é um Ser Histórico-Social, planetário,
rumando a passos largos para uma compreensão cósmica da vida, da existência, e
das suas criações nos diversos ramos do conhecimento.
Paulo Cesar Fernandes
14/08/2014