sábado, 22 de setembro de 2012

Reflexão 22 09 2012 - Posturas de distanciamento

No mes de outubro se celebram eleições municipais no Brasil, e o brasileiro é obrigado a acorrer às urnas para un dever cidadão. Em paises democráticos o voto é facultativo, não cabendo punição de espécie alguma ao que não vota; ou, em alguns casos, uma multa de pequena monta. E fica tudo em ordem.


Cansado de ouvir promessas, trago aqui as anotações de Emmanuel cabível ao nosso momento. Um momento triste de propostas impossíveis de cumprir, e onde campeia o ódio entre as lides políticas.


O título do texto é "Auxílio eficiente" e está presente no livro "Vinha de Luz". Foi um dos textos lidos para minha meditação diária.

O fato de não gostar do linguajar católico de Emmanuel, com sua postura de ter a todos por "pecadores" não me impede de assimilar a essência das suas observações e delas extrair ilações.

Vejamos::

"E abrindo a sua boca os ensinava."
                                    (MATEUS, 5:2.)


O homem que se distancia da multidão raramente assume posição digna à frente dela.

Em geral, quem recebe autoridade cogita de encastelar-se em zona superior.

Quem alcança patrimônio financeiro elevado costuma esquecer os que lhe foram companheiros do princípio e traça linhas divisórias humilhantes para que os necessitados não o aborreçam.

Quem aprimora a inteligência, quase sempre abusa das paixões populares facilmente exploráveis.

E a massa, na maioria das regiões do mundo, prossegue relegada a si própria.

A política inferior converte-a em joguete de manobra comum.

O comércio desleal nela procura o filão de lucros exorbitantes.

O intelectualismo vaidoso envolve-a nas expansões do pedantismo que lhe é peculiar.

De época em época, a multidão é sempre objeto de escárnio ou desprezo pelas necessidades espirituais que lhe caracterizam os movimentos e atitudes.

Raríssimos são os homens que a ajudam a escalar o monte iluminativo.

Pouquíssimos mobilizam recursos no amparo social.

Jesus, porém, traçou o programa desejável, instituindo o auxílio eficiente.

Observando que os filhos do povo se aproximavam dEle, começou a ensinar-lhes o caminho reto, dando-nos a perceber que a obra educativa da multidão desafia os religiosos e cientistas de todos os tempos.

Quem se honra, pois, de servir a Jesus, imite-lhe o exemplo. Ajude o irmão mais próximo a dignificar a vida, a edificar-se pelo trabalho sadio e a sentir-se melhor.

«««

Não sabemos na verdade quem são estes que se apresentam a cargos eletivos. Muitas vezes, pelo contrário os conhecemos de tal maneira, a ponto de não nos sentirmos encorajados a dar nosso voto a uma pessoa dessa moral, pois certamente fará uso errôneo do cargo, caso eleito.

É um desagradável momento. Escolher entre o menos pior. O Brasil vive este drama em toda sua história. Mas enquanto o voto for obrigatório, e em alguns lugares "de cabresto", estaremos fadados às deprimentes situações vistas no cenário político nacional.

O que nos cabe? - perguntaria o leitor mais interessado.

Não exponho minha prática pois não sou modelo a ninguém.

Apenas sugiro ao leitor a busca da racionalidade, e a análise criteriosa das alternativas apresentadas.

Cada qual será capaz de analisar, candidatos e partidos em disputa, e escolher autonomamente; nunca pela emoção, ou proximidade pessoal, pois este é o pior caminho.  Leva aos desastres vistos no passado.

Mas agir de forma autonoma e livre. Pois, como diz na TV:

"Eleição tem consequencias.".


Paulo Cesar Fernandes


22/09/2012

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Reflexão 21 09 2012 - Que sementes carregamos?

Diz que o agricultor pegou  as sementes e saiu para a semeadura. E semeou.
Ao voltar à casa lhe pergunta a mulher:
_ Que andastes hoje a semear?
E ele ficou sem resposta. Pois não havia cuidado pela manhã, de observar com atenção, quais sementes carregava na sua alforja.

Se bem pensarmos, somos todos semeadores nesta nossa vida. Semeamos palavras de conforto, semeamos palavras de ódio, semeamos idéias edificantes, semeamos a intriga, etc.
Muitas vezes, não fazemos más coisas por maldade do coração, mas por desatenção quanto aos valores (sementes) carregados em nossa alforja existencial.

Tenho cuidado de olhar minha sacola, para mante-la com sementes do socialismo e da imortalidade do espirito. Semeando esses dois principios creio poder colher no futuro frutos suculentos e nutritivos.

Imortalidade do espirito me traz a certeza que tenho na Vida. Vida como algo grandioso de ser saboreado. Essa coisa ampla, a se espraiar de um passado muito remoto, passando pelo atual momento, a desdobrar-se num futuro cuja dimensão não podemos imaginar, dada a temporalidade de nossa perspectiva. Mas por certo é uma diretriz segura para o presente instante. Fixa nossa práxis no presente de forma concreta. Realista. Pautada na Razão.

Uma Razão capaz de ampliara nossa mirada enquanto ser em si. Assim. Não passamos o tempo a ciscar como as demais aves, mas procuramos aperfeiçoar nosso voo tal qual Fernão Capello Gaivota.

O Socialismo é uma antiga certeza dentro de minha perspectiva de Sociedade. Mas só considero Socialismo aquele em que a Justiça reine soberana para todos os viventes. Do mais humilde jardineiro, como Gregor Mendell a um Presidente de Estado como é o caso de Pepe Mujica.

Só é verdadeiramente Socialista o pais que pouco a pouco investe na maior sensibilidade de sua população, no que diz respeito aos valores (sementes) a serem cultivados por esta. A solidariedade, por exemplo. Pois como disse a poetisa chilena Gabriela Mistral, a solidariedade "é a ternura dos povos". Esse é um dentre tantos valores (sementes) a serem cultivados na seara da construção de um mundo verdadeiramente novo.

A capacidade de perdão/conciliação, no Brasil desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma semente que aponta numa boa direção. E muito longe, em verdade em caminho diametralmente oposto estamos nós brasileiros dos rumos do socialismo, mas iniciativas positivas (boas sementes) podem ser encontradas em qualquer contexto social.

Ocorre apenas o fato de dentro do Socialismo o aprimoramento do indivíduo ser um valor, isto compele cada cidadão a imvestir mais e mais em sua evolução. O espírito é incentivado a progredir, tendo como ponto de partida, todo o contexto ao seu redor.

Espiritas mais cultos que eu desenvolveram com maestria o tema da relação do espiritismo com o socialismo, e da aplicação dos preceitos espíritas no contexto social. Dessa forma remeto o leitor a Humberto Mariotti; Manuel S Porteiro e outros mais, voltados às questões sociológicas.

Quanto a nós. Independentemente de estarmos numa sociedade capitalista, podemos carregar em nossa alforja as boas sementes. As sementes capazes de trazer um futuro de justiça; hábitos de  solidariedade, e uma cultura de paz a todos os espiritos habitantes desse espaço de oportunidades chamado Terra.

Paulo Cesar Fernandes

21/09/2012