quarta-feira, 4 de maio de 2016

20160504 Trem da vida

Trem da vida




Somos todos passageiros.
E vamos descer numa das próximas estações.
Ilusões, dessa forma, não cabem mais.
Sonhos sim, sonhos nunca envelhecem.
Os ideais da Revolução Francesa ainda não vieram à tona.
Seguem no subterrâneo das vidas humanas.
Na marginalidade das aparências.
No nãoSer de muitos.
Agressores dos realmente vivos.



E viver é amar.
É ser solidário.
É ver em si os defeitos e lutar para superá-los.
Claro que superamos.
Questão de tempo.



E o trem segue parando nas estações.
E desembarcando muitos a cada ano.
E nós vamos nele até quando?
Pelo tempo que ocorpo resister.
Pelo tempo que o espírito não desistir.
Seja útil nossa viagem.



Muito a descortinar das janelas do coletivo.
Mas fechamos os olhos.
Um mundo lá fora e nós NADA.
Tá na hora da gente acordar.
E perceber a fragilidade de tudo.
Usando bem cada minuto, cada conversa.



Somos Pensamento
Somos Vida
Somos Energia
Somos imortais.



Paulo Cesar Fernandes.

04/05/2016.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

20160502 Progresso intelectual.



Revista Espírita

Maio 1865

Progresso intelectual.

Sociedade de Paris, 31 de março de 1865. 
Médium, Sr. Desliens.


Nada se perde neste mundo, não só na matéria onde tudo se renova sem cessar, em se aperfeiçoando, segundo as leis imutáveis aplicadas a todas as coisas pelo Criador, mas também no domínio da inteligência. A Humanidade é como um único homem que vivesse eternamente, e adquirisse sem cessar novos conhecimentos.


Isto não é uma figura, mas uma realidade, porque o Espírito é imortal; não há senão o corpo, envoltório ou veste do Espírito, que cai quando está usado e se substitui por um outro. A própria matéria sofre modificações. À medida que o Espírito se depura, ele adquire novas riquezas, e merece, se posso me exprimir assim, uma roupa mais luxuosa, mais agradável, mais cômoda, para empregar a vossa linguagem terrestre.


A matéria se sublima e se torna cada vez mais leve, sem desaparecer jamais completamente, pelo menos nas regiões medianas; seja como corpo, seja como perispírito, ela acompanha sem cessar a inteligência e lhe permite, por este ponto de contato, se comunicar com seus inferiores, seus iguais e seus superiores para instruir, meditar a aprender.


Nada se perde na Natureza, dissemos; acrescentamos: nada é inútil. Tudo, até as criaturas mais perigosas, os venenos mais sutis, tem sua razão de ser. Quantas coisas foram julgadas inúteis ou nocivas, e das quais mais tarde se reconheceram as vantagens!


Assim, há daquelas que não compreendeis. Sem tratar a fundo a questão, direi somente que as coisas nocivas vos obrigam à atenção, à vigilância que exerce a inteligência, ao passo que se o homem não tivesse nada a temer, se abandonaria à preguiça, em prejuízo de seu desenvolvimento. Se a necessidade é a mãe da indústria, a indústria é também a filha da inteligência.


Sem dúvida, Deus, como alguns objetam, teria podido vos poupar as provas e as dificuldades que vos parecem supérfluas; mas se os obstáculos vos são opostos, é para despertar em vós os recursos que dormem; é para dar o vôo aos tesouros da inteligência que permaneceriam enterrados em vosso cérebro se uma necessidade, um perigo a evitar, não viessem vos forçar a velar pela vossa conservação.


O instinto nasce; a inteligência o segue, as idéias se encadeiam, e o raciocínio se acha inventado. Se eu raciocino, se julgo, bem ou mal, é verdade, mas é em raciocinando em falso que se aprende a reconhecer a verdade; quando se está freqüentemente enganado, acaba-se por triunfar; e esta verdade, esta inteligência, obtidas por tanto trabalho, adquirem um preço infinito e vos faz considerar-lhes a posse como um bem inestimável. Temeis ver se perderem as descobertas que fizestes; que fazeis, então?


Instruís vossos filhos, vossos amigos; desenvolveis sua inteligência a fim de nela semear e nela fazer frutificar o que adquiristes ao preço de vossos suores intelectuais; é assim que tudo se encadeia, que o progresso é uma lei natural, e que os conhecimentos humanos, aumentados pouco a pouco, se transmitem de geração em geração. Que se venha, depois disto, vos dizer que tudo é matéria! Os materialistas não repelem a Espiritualidade, na maioria, porque lhes seria preciso, sem isso, mudar seu gênero de vida, atacar seus defeitos, renunciar a seus hábitos; isto seria muito penoso, é porque acham mais cômodo tudo negar.

PASCAL.


===

Segundo penso o desenvolvimento intelectual é apenas uma etapa do desenvolvimento de nossa espiritualidade.

São muitos os aspectos a desenvolver. Tanto em cada um de nós; bem como na sociedade como um todo. Quer miremos o nosso pais, quer nosso foco seja a humanidade.

A Solidatriedade Humana é uma das coisas capazes de trazer o maior progresso a todos os homens e a todas as nações do Planeta Terra.


Paulo Cesar Fernandes.

02/05/2016.