sábado, 2 de abril de 2016

20160402 Tempo em Revista

Tempo em Revista






Estou em 1865 e devo chegar a 1869 na leitura da Revista Espírita de Allan Kardec.


Esta é uma atividade sempre tentada por mim para fazer em grupo de estudo, e sempre com maus resultados.


Mas hoje compreendo ser uma tarefa a ser realizada de forma individual. Pois cada um tem o seu tempo de leitura e mesmo a sua compreensão muito própria.


Certamente as críticas por mim pensadas a determinados textos presentes na obra seriam mal interpretadas. Melhor que as guarde para mim.


É uma leitura instigante, principalmente quando Kardec fala de suas certezas do Futuro do Espiritismo. Certezas infelizmente não concretizadas pela avalanche do materialismo do século XX e início do XXI.


Triste é sentir o sonho de Allan Kardec em seus textos e ver nosso Planeta Terra tão engalfinhado em Lutas Fraticidas.


Não. O espiritismo não vingou, embora suas sementes tenham sido as de melhor qualidade possível. O tempo atual, previsto para ser o da influenciação social pelo espiritismo, nada tem dessa forma de pensar. A Solidariedade prevista por Kardec ainda é sonho distante. O que temos é a ira irracional; a vigência do ódio dentro e fora 
das fronteiras diversas; o que temos é a irracionalidade.


Resgato aqui o "poema" do Professor Herculano Pires onde preconiza as distorções da visão do Reino em algumas das alternativas da humanidade. Em determinado momento nos diz ele ser o reino do bem uma semente a ser cultivada no coração de cada indivíduo.


Quando leio livros de Alain Renault, preconizando nosso tempo como a "Era do Indivíduo" me surge em mente a possibilidade do atual individualismo ser uma porta de entrada para a instalação do Reino da Solidariedade e da Paz na relação entre todos os homens. Tendo como sede maior o coração de cada um de nós.  





É bem provável que, pautado em Kardec, Herculano Pires tenha nos trazido a fórmula de construção de novas individualidades; novas formas de pensar; agir e sentir a relação com nossos semelhantes.


Sempre haverá luz, se pensarmos o mundo com positividade; e mais, se estivermos dispostos a deixar para trás muitos dos velhos hábitos e ilusões.


Paulo Cesar Fernandes.

02/04/2016.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

20160401 Jornada

Jornada


Do Ser (protoespírito) criado simples e ignorante ao Ser pleno no conhecimento das Leis Naturais, cujo pensar se faz sempre sábio, há uma larga escala de seres.

Estamos em algum ponto dessa escalada.
Já estivemos muito para trás; e poderemos cada dia promover um certo avanço.

NADA é estático nos universos. 

Em todos os lugares o Movimento é a Lei Maior.

Essa é uma visão esperançosa da existência. Amplia nossas possibilidades. Acaba com aquele negócio de pecado; de buscar nos fazer menores a cada momento, com o objetivo de nos dominar. Cai por terra tudo isso.

Somos algo! 

E cada dia algo melhor, e mais útil ao conjunto geral da Vida Universal. Não mais somos da Terra apenas. Somos dos possíveis universos apresentados a todos nós pela ciência da Academia. Não das ciências ocultas; ou dos místicos de toda sorte.

Não. A Academia se pronunciou afirmando a Existência de Diversos Universos. Não deu ainda maiores detalhes mas está aberta a porteira por onde vão passar outras tantas verdades.

Comentando com alguns amigos, dizia que de nossa parte cabe olhar o futuro com muita energia positiva, com muita esperança. Mais que esperança, carregar a Certeza num futuro muito melhor, para todo aquele capaz de apostar em sua progressão intelectual e moral.

Por que motivo coloco antes o intelectual? - algum pode estar perguntando. 

Pelo simples fato do aspecto intelectual ser indutor do progresso moral.

Basta olhar a vida dos grandes cientistas; dos grandes filósofos da humanidade. A Eticidade é, de uma forma ou de outra, a sua principal preocupação.

E nós, no nosso ponto da escalada, devemos estar felizes pelo patamar de compreensão da vida onde já chegamos. 

E mais progrediremos segundo nosso esforço e nossa "Tomada de Consciência"; expressão cunhada pelo Professor Herculano Pires, capaz de definir claramente o ponto de inflexão da vida de um Ser. 

Num momento se deixa viver ao sabor das ondas; e em outro é capaz de tomar para si as rédeas de sua existência. 


Pensando a Existência já nessa caracterização mais ampla: do simples e ignorante ao Ser capaz de estar integrado às Leis Naturais.

Somos almas; seres; espíritos; pensamentos em continua progressão. Inevitavelmente. Dessa forma...

Boa Jornada!

Paulo Cesar Fernandes.

01/04/2016.