sábado, 2 de junho de 2012

Intervenção

Ninguém ensina se não quiser repetir a lição mais de uma vez.

Assim, devemos ajudar a amigos que se odeiam incutinto neles a verdade com cuidado e amorosamente, lembrando sempre que para tal atividade devemos ter paciência, muita paciência. Se não for assim, tudo nos sairá ao revés.

««««««««««««««« Adaptação de texto de Emmanuel «««««««««««««««««««««


Muitas vezes sabemos de pessoas que estão se odiando por bobagens, bobagens mesmo. E temos medo ou vergonha de intervir na situação por timidez, por achar que "isso é coisa deles", por preguiça, ou por outra motivação qualquer que arrumamos só para não nos envolver.


Por vezes tais situações chegam a lastimáveis extremos.


Depois, não adianta chorar o leite derramado. Até porque, para viver é preciso coragem, atitude, ação. Se na evacuação de um prédio em chamas não houver um grito de comando, hão de morrer mais pisoteados que queimados.


Nas situações normais da vida assim é também.


Não podemos perder oportunidades de ser útil.


Apaziguar corações em desequilibrio é uma tarefa de amor, tão importante quanto sanar uma ferida física, ou ministrar um medicamento no momento correto. Salva vidas. E não é exagero meu. Pode dar novo rumo à existência daquelas pessoas, se elas forem capazes de avaliar seus atos.


Talvez nos pareca uma ação pequena, composta de algumas palavras apenas, mas seus resultados serão grandiosos, e tanto as pessoas envolvidas quanto a própria vida hão de agradecer nossa  intervenção.


O bem, pautado na sinceridade, é sempre bom, e sempre bemvindo em qualquer lugar. Reflitamos!






Paulo Cesar Fernandes


02/06/2012

sexta-feira, 1 de junho de 2012

EVOLUÇÃO

Quando quiseres verificar se teus amigos são bons e sábios, rememora o padrão de Jesus de Nazaré e perceberás que são realmente sábios e bons se te ajudam a realizar todo o bem com esquecimento de todo o mal, sem te afastarem da responsabilidade de escolheres o teu caminho e de seguires adiante com os próprios pés.



»»»»»» Adaptação pessoal de um trecho de uma mensagem de Emmanuel  ««««««««««««««««««


Mesmo quem é ateu pode se orientar por aquilo que o leve às melhores atitudes, e acima de tudo a tomar a vida sob sua responsabilidade, valendo-se de sua inteligência e de sua racionalidade para fazer sua caminhada a partir de parâmetros autonomamente definidos.


Ninguém me conduz, senão a minha Razão.


Embora a Escola de Frankfurt, e os autores da PósModernidade venham colocando sob suspeita o "Elogio da Razão" protagonizado por Descartes, Kant e Hegel, eu coloco sob suspeita exatamente esse grupo de pensadores que, talvez no afã de trazer ao mundo uma novidade crítica, tentam desconstruir um momento marcante para a História do Pensamento. Quando o homem tira o foco de Deus, fazendo-se deus ele mesmo, através de sua capacidade de evoluir na elaboração de seus pensamentos. Pensamento se contrapondo a pensamento dialéticamente como nos trouxe Hegel, sendo esse processo ininterrupto e infinito.


A isso podemos chamar com tranquilidade: EVOLUÇÃO.


Paulo Cesar Fernandes
01/06/2012