quarta-feira, 14 de maio de 2014

20140514 Tempo de Livre Pensadores


Palestra no Centro Esp. Alfa Beta da Gama

Convite: Quarta-feira dia 14 de maio de 2014 - 20h00
Palestra Pública:
Tema: UMA SOCIEDADE MAIS CONSCIENTE

===


O que é uma Sociedade Consciente?


Consciente é quem pensa pela própria cabeça ou quem pensa como eu?


Lembro no tempo em que nas eleições era permitida a Boca de Urna. A pessoal do PCB (Partido Comunista Brasileiro), junto aos locais de votação se valia de um lema:


"Vote! Mas vote consciente."


Evidentemente votar consciente era votar nos candidatos do PCB, cujos folhetos eles ofereciam. Era artigo de fé mesmo. Tão cega como as religiões.


Toda instituição é autoritária.


Os partidos políticos o são de forma exponencial. Quem não rezar exatamente pela cartilha do dono do Partido é "excomungado".
Perde espaço. Não é mais convocado para as reuniões decisórias.


_ Perdeu! Perdeu! - como dizem os pequenos assaltantes.


Em um Centro Espírita, com estrutura autoritária, é exatamente assim. Quem não fala a linguagem do "Dono do Centro" está frito, proscrito. Entra no Index. É colocado de escanteio para nunca mais.


Minha tia foi muito ajudada por um centro desses. O Seu João era um senhor verdadeiramente bom. No Centro ele cuidava pessoalmente de tudo.


Um sábado de tarde o vi assentando o piso da calçada. Já com muita idade mesmo. Ao abordá-lo não me reconheceu. Apenas quando citei o nome de minha tia ele inclusive lembrou meu nome.


Tratava minha mãe e minha tia com muito cuidado e atenção. Era uma alma boa, mas centralizadora e autoritária.


Eu pude fazer algumas palestras naquele centro. Tudo ia bem até o dia em que Seu João ficou sabendo em que Centro eu participava.


Evidentemente nosso centro estava no Index da cabeça de seu João. Uma pena. Nunca mais fui convidado.


Nesta segunda de tarde caminhava pela cidade e parei em frente o local, antes sempre movimentado nessas ocasiões, me entristeceu o
vazio que se apresentava.


Desencarnado, Seu João nada mais pode fazer, e não teve seguidores a dar continuidade na obra.


E porque tudo ruiu naquele centro tão aconchegante?


Seu João não soube permitir que outras formas de consciência, divergentes da sua, tivessem oportunidade de ali se expressar, numa luminosa troca de experiências a todas as partes enriquecedora.


Uma Sociedade Consciente não é uma Sociedade de Partido Único como Cuba. Não é um Centro Espírita como o do Seu João.


Uma Sociedade Consciente é uma Sociedade composta de Livres Pensadores. Capaz de lidar com as divergências de opinião e a escolha de caminhos de seus membros com toda a grandeza de alma.


A meta do espiritismo, para o presente e para o futuro, é fazer desabrochar espíritos livres e estudiosos de todas as áreas do saber.


Este pensamento não é apenas meu, mas compartilhado por Deolindo Amorim num grande artigo publicado pelo PENSE. Grande artigo em qualidade, pois em poucas páginas disse muito.


Ali ele descortina o Universo da Cultura como o universo do espírita. Concordo com Deolindo que não basta ler as obras espíritas. São exatamente as obras das outras áreas do conhecimento, as alavancas para uma mais profunda compreensão do pensamento espírita.


Por que o Professor Herculano Pires era tão grande? Pela extensão de sua cultura. Alguns outros, deputados inclusive, tentaram rivalizar com ele no aspecto cultural, mas era impossível. Aos demais faltava a abertura a outras áreas do conhecimento.


Acabo de ler "Parapsicologia e suas perspectivas" e me espantei a cada capítulo. Escritos com simplicidade punha cada ideia em seu devido lugar, não deixando a nós, seus discípulos, espaço de dúvida.


Durante a leitura pensava: "Este homem teve consciência do valor do espíritismo, do valor da cultura para o espiritismo, e da
necessidade de combater o materialismo dentro de seu próprio campo. Embora a muitos não lhe pareca assim. Talvez nos queiramos mais científicos que os próprios acadêmicos."


Nossa consciência enquanto espíritas de verdade, não pode estar voltada a valores temporais. Passageiros e vulgares.


Nossa atual tarefa é travar o bom combate com o materialismo avassalador, a derrocar espíritos de valor, levando-os no vai da valsa do viver fácil e enganoso.


Vivemos um etapa de grande transição tecnológica, de valores éticos. Momento na qual o antigo já não vale, mas o novo ainda não se estabeleceu tomando o seu lugar.


A marca do tempo é a incerteza. Todas as buscas do homem acabam desaguando no vazio vivencial.


O espiritismo é o ferramental da tomada de consciência para o atual momento histórico.


Nominado de "A Era do Indivíduo", por Alain Renaut, pensador francês; "Tempos Líquidos" por Zygmunt Bauman da Universidade de Leeds na Inglaterra, e Universidade de Varsóvia na Polônia; ou qualquer outro nome. 

Eu fico com "A Era do Espírito" já a muito tempo apregoada por nosso Professor Herculano Pires.


Paulo Cesar Fernandes

14 05 2014



Nenhum comentário: