terça-feira, 13 de janeiro de 2015

20150113 Reencarnação na canção



Juan Carlos Baglietto é um dos grandes cantores e compositores do mundo.

Não sei quem foi o autor dessa música. Mas apenas confirma minha ideia: os músicos tem uma proximidade muito grande com a mediunidade e com o conceito de reencarnação, tal qual o concebemos os espíritas. Veja a letra:

Fui mujer
Dificil olvidar
todo lo que perdí
eso no es para mi
material de vida,
botellas y almas queridas
que la noche sublima
en su medialuz.



Antes de ser varón
yo se que fui mujer
lo siento al recordar
algunos tramos
cuando me miro las manos
y son de un lejano
pais de otra piel.



Nostalgia de otra vida
carbón que da la mina
la fuerza necesaria para arder
y en los ojos del espacio
va silvandome despacio
que soy trigo
pa' que otros puedan comer,
esto no termina nunca
el amor es la pregunta
y si estuve en otra vida fui mujer.



Conozco la canción
falsia del querer
la trágica comedia de la hombria
creen que llorar afemina
y el dolór los obliga
a llorar como mujer.



Nostalgia de otra vida
carbón que da la mina
la fuerza necesaria para arder
y en los ojos del espacio
va silvandome despacio
que soy trigo
pa' que otros puedan comer,


esto no termina nunca
el amor es la pregunta
y si estuve en otra vida fui mujer.



esto no termina nunca
el amor es la pregunta
y si estuve en otra vida fui mujer.



mujer... mujer...


===

Se vale do conceito da reencarnação para denunciar a condição feminina. O machismo.


Tomando o conceito que o espírito não tem sexo. A transposição de um sexo a outro se dando por uma contingência fortuita e sem predestinação qualquer. Temos o dever de viver em perfeita complementaridade homens e mulheres.


E acatar com serenidade as novas expressões da sexualidade presentes e futuras. Pois nossa fase é de transição no mundo, e novas formas deverão brotar diante de nossos olhos.

Afinal o amor é, fundamentalmente espiritual.


Paulo Cesar Fernandes

13/01/2015

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

20150112 Reflexão acerca da aceitação


Reflexão acerca da aceitação

 
Estava em prece, bem agora.

 
E durante esse processo, um número imenso de pessoas passaram por minha lembrança. De início, os familiares, passando por amigos dos mais diversos locais. Inclusive da primeira empresa da área de informática em que trabalhei, onde aprendi muita coisa com um gerente paciente e bom, não apenas comigo, mas com todos.


Ao pensar em todas essas pessoas de quem gosto, e cuja ausência já se perde no tempo, uma frase do Pai Nosso me veio à mente, e definiu de forma clara a postura correta diante dessas perdas naturais da vida:


         "Seja feita a tua vontade/Assim na Terra..."

 
Pois a saudade bate. E bate forte. Principalmente lembrando de tantos benfeitores, no curto espaço desta encarnação. Saudade e gratidão a todos.

 

Hoje, eu não vejo a frase ensinada por Jesus, se assim o foi, como um elemento de submissão. A nada e a ninguém. Mas, muito pelo contrário, uma postura de compreensão da Vida, e das Leis Naturais regentes de cada momento dessa mesma Vida.

 
Compreender os fenômenos existenciais é estar cada vez mais em conformidade com essas Leis. E o fato de não nos aborrecermos ou revoltarmos ante cada novo fato, cada novo desafio, ou cada nova perda é um elemento engrandecedor da nossa forma de viver.

 
Aonde nos leva a revolta?

 
Em todas as circunstâncias da vida, a revolta apenas promove a perda de nossa energia. Uma energia capaz de ser positivamente utilizada.

 
Revolta,  ódio, inveja, orgulho, vaidade são fenômenos interiores capazes de nos roubar muita, mas muita energia mesmo. E na economia existencial vale a pena pensar um pouco mais nisso. Dotar nosso viver de uma outra forma de encarar cada um dos problemas.

 
Nem tudo é tão feio quanto nos parece no primeiro momento. Se algo novo se apresenta, e o medo faz menção de chegar.

 
Aguardemos.

 
O tempo, se mantivermos a serenidade, tem a capacidade de abrir novas perspectivas de um momento para outro. O impossível, num estalo acaba possível, viável e de fácil ordenamento.

 
“Por que não pensei logo nisso?”
Quem nunca usou essa expressão?
 

Seja por uma solução por nós mesmo encontrada, ou trazida por uma pessoa amiga.


Dado o conhecimento do espírito e de sua imortalidade, nem a morte é capaz de destruir o equilíbrio de nosso viver.


Sabemos. Nossos corpos são finitos. Mas nós já viemos de outras, e seguiremos para outras oportunidades de aperfeiçoamento através da encarnação.
 

Assim. Peito aberto para a Vida. Confiança. Positividade.

 
A nossa trajetória é ascensional. E todos somos inacabados. Todo novo desafio, tão somente nos acrescentará. Essa é a Lei.


Paulo Cesar Fernandes

 
12/01/2015

20150112 Acerca do futuro



 

“Pela ordem natural das coisas” como dizia o bom Kardec, o espiritismo se imporá ao contexto global da sociedade.

São completamente nulas e inúteis todas as iniciativas de proselitismo, de busca de maior número de adeptos.

Nada disso.

No tempo em que vivemos. A “Era do indivíduo” segundo o pensador francês Alain Renaut, reina a liberdade. Uma liberdade aberta a tudo. Com grande ênfase no consumo de bens e serviços, mas deixando aberta ao Homem da atualidade a possibilidade de se pensar enquanto Ser. Uma reflexão não mais restrita aos círculos filosóficos, como habitualmente ocorria no passado. A individualidade está liberta para se questionar em todos os aspectos antes tidos por já dados, ou proibidos.

Encontramos uma parcela significativa da população questionando sua forma de viver. Partindo principalmente do conceito de imortalidade cada vez mais presente na sociedade. E eu ouso dizer, temos hoje a imortalidade como conceito pertencente ao “senso comum”.

Não mais a imortalidade nos moldes católicos ou protestantes. Mas a exata concepção do modo espírita de pensar a imortalidade. Isto é, em forte vínculo com o conceito de reencarnação. Um dueto musical presente muito intensamente entre os artistas, e mais especificamente entre os músicos.

Um bom parâmetro para análise desse fenômeno são as criações ficcionais. Falo do cinema como a forma de arte que vem trabalhando o tema mais fortemente. E se trabalha tal tema parte da premissa do lucro futuro a ser obtido pela obra.  Não apenas no Brasil onde as coisas de Chico Xavier têm preponderância; mas ainda na Alemanha através de obras de Win Wenders, e mesmo o cinema norte-americano tem trazido algumas criações nesse sentido.

Numa das TVs pagas (a cabo) tem uma série chamada “A Médium” que trata a questão com toda a naturalidade. Expondo a mediunidade da forma mesmo como a conhecemos. Acho muito interessante essa série. Mas não sei o dia e nem o canal. As oportunidades que tive de assistir foi por mera casualidade.

Quando leio a Revista Espírita, e vejo a certeza de Allan Kardec na propagação do espiritismo, pela força da “racionalidade” do pensar espírita, e a função da formação de inúmeros pequenos grupos para a prática mediúnica, pequenos para que a harmonia entre seus membros seja facilitada, vejo Kardec apostando nas instituições como única forma de propagação.

Hoje as ideias se propagam de outras mil maneiras. O sistema educacional do mundo segue sendo medieval. Classes com 30, 50 ou 10 alunos não prestam mais ao nosso tempo. O foco é a individualidade. Mas para isso as instituições do Estado deveriam sofrer uma verdadeira revolução. Mas isso é tema para outro momento, algo sobre esse tema pode ser encontrado num dos meus blogs.

Quando falamos em “Era do indivíduo”, a primeira coisa a surgir na cabeça das pessoas desconectadas de nosso momento é tratar-se da era do egoísmo. E não é nada disso.

Vivemos um momento em que todas as instituições, em todos os países, vêm perdendo a credibilidade. Pense no sindicalismo dos tempos de Getúlio Vargas; pense em Maio de 68 na França, onde Jean Paul Sartre ditava as normas do “movimento”; onde Cornelius Castoriadis e Jean-François Lyotard criaram a revista “Socialismo ou Barbárie” nela apostando todas as fichas. Com Lyotard, na fria madrugada francesa, distribuindo panfletos revolucionários nas portas das fábricas.

Quem se prestaria a isso hoje?

Hoje as coisas se dão de forma diversa. Ainda com ideologia. Ainda com lutas e avanços a serem conquistados como a destruição de todas as fábricas de armas, uma pauta consensual entre os pensadores. Ainda com embates entre os grandes pensadores do nosso tempo. Mas por outros meios.

A proliferação das siglas trazidas pela tecnologia traz um universo aberto de possibilidades. E é exatamente nessa profusão de novidades o espaço adequado para a ampliação da força das concepções de imortalidade, evolução e da reencarnação.

Não nego o valor dos eventos “intramuros” para troca de ideias, fortalecimento de laços, etc. Mas tenho a certeza de sua nulidade enquanto mola propulsora da Era de Influencia Social tão sonhada por Allan Kardec.

Será sim através de nossa dispersão, enquanto indivíduos capazes de defender nossas concepções, todas elas contrárias ao materialismo vigente. Não impondo, mas abrindo às pessoas de nossa relação uma outra forma de conceber a vida; e mais, de vivenciá-la.

Afinal a vida é curta demais para ser desperdiçada.

 

Paulo Cesar Fernandes

12/01/2015