quinta-feira, 2 de julho de 2015

20150702 Kardec e a vida




    Quando Kardec fala aos confrades de outras localidades é quando mais eu aprendo, e quando mais visto a carapuça.  
    Agora falo aos espíritas. Me respondam. 
    Para que serve o espiritismo na tua vida?
    ...
    Se tiver dúvida procura a saudação que faz em Lyon quando de sua primeira visita.                               
    Estou neste ano de 1863. Espero poder ler todo o resto da coleção.                                                                                                                         Um trecho cada dia e cada dia um questionamento diferente. Não preciso acatar tudo que Kardec escreveu.                                     
    Ele viveu num contexto cultural muito distante do nosso, mas no que diz respeito às diretrizes existenciais, essas são imortais e atemporais.                                                                             Nos colocam a seguinte questão:                                                                               
    QUE FAZES DA TUA VIDA?                                        
    PC - 02/07/2015

segunda-feira, 29 de junho de 2015

20150628 O Bem

O Bem


O Bem é.

Assim sendo, não é patrimônio de ateus ou religiosos; não se situa em algum ponto geográfico do nosso planeta. Simplesmente é!


Sua única morada possível é o coração do homem, seu único fundamento é o Amor Maior; significando isto o amor por toda a humanidade, e capaz de se ampliar a toda a criação; inclusive fora do âmbito do nosso planeta. Há uma irmandade universal, e tomando a certeza de vários universos, mais amplo se torna o espectro.


E se a vida fora da Terra se revela uma realidade?


Vamos a encarar da maneira como faz nossa pobre produção ficcional? Tendo nos seres de outros planetas e galáxias a expressão da maldade?


Em geral projetamos nos outros os nossos defeitos. Assim preconiza a psicologia.


Os autores de roteiros cinematográficos, ao tratar do tema, projetam nos outros seres o seu interior, e tudo aquilo que os circunda.


Mas... E se o Bem for o elemento predominante nos outros planetas e galáxias?

Como ficará toda nossa ficção?


Eu aposto no Bem.

Não por outro motivo além da lógica. É de se imaginar, a evolução do aspecto científico correndo ao lado e em paralelo com o aspecto ético. Dessa forma, apenas atinge patamar científico avançado, uma civilização cujo senso ético se tenha desenvolvido. E a solidariedade lhes seja um elemento natural.


Assim, nada temos a temer do contato com seres de fora da Terra. Terão chegado a um patamar de afetividade e solidariedade capaz de nos trazer mais amplas possibilidades de evolução.

Estarão em contato conosco; sim, mas buscando ajudar a por fim na brutalidade ainda em nosso planeta presente. Afinal...

O Bem já lhes habita.


Paulo Cesar Fernandes

28/06/2015


P.S.: Este texto é uma resposta ao livro de Jung: "Um mito moderno sobre coisas vistas no céu". Embora tenha uma perspectiva diferente da terapêutica adotada por Jung. Não lida com sonhos, não ataca Freud, nada disso. O foco é o Bem e o estágio evolutivo dos planetas e galáxias espaço afora.