sexta-feira, 7 de outubro de 2016

20161007 Etapa protoespiritual


Protoespírito Emma, em seu posto de observação do mundo. Tanto Emma como seu dono tem especial prazer em olhar o  mundo dessa perspectiva. Suscita reflexões.


É a etapa precedente ao momento do pensamento contínuo, quando convencionamos a chamar de espírito a individualidade ali presente.

Por certo uma questão se apresenta: de onde surgiu o termo ProtoEspírito?

É com alegria que vou retomar esse momento.

Trabalhava eu ainda na Biblioteca da UNESP – Campus do Litoral Paulista. Fazia o que chamávamos de “Leitura do Acervo”, o que significava verificar a presença de cada um dos livros daquela biblioteca. Uma tarefa algo maçante, a bem da verdade. Mas com sensíveis melhoras nos últimos anos. Alterações foram feitas e reduziram em dois meses o tempo de execução da atividade.

Eu estava verificando o acervo dos dicionários e das coleções mais específicas, e na mesa ao lado um grupo preparava seu trabalho sobre Protozoa[1]. Perguntei do que se tratava e na mesma hora brinquei:

_ Legal, muito legal. – Um sorriso sarcástico nos lábios. E funcionou o que queria.

_ Que é tão legal assim Seu Paulo?

_ Penso ser algo como a ProtoHistória[2]. O momento antes da existência da escrita. Pois só com o surgimento da escrita nasceu a História. Como disciplina bem mais tarde. Mas vou deixar vocês trabalhar.

De imediato fui buscar o prefixo PROTO donde descobri ser um prefixo cujo significado é primeiro. Usado como PROTO- se o segundo elemento iniciar por H ou O (Ex.: Proto-Helenico); se for seguido de S ou R a consoante é duplicada (Ex.: protossulfureto). 

Como protoespírito não estava em nenhum dos casos resolvi pela grafia ProtoEspírito ou protoespírito.[3]

Pretendo com isto dar uma adequada denominação a esta fase anteriormente chamada de princípio espiritual. Valendo-me da ideia do trabalho apresentado por Alexandre C. Machado no XIII SBPE, acho válido dividir esta em três etapas, a saber:
  •       Protoespírito mineral;
  •       Protoespírito vegetal;
  •       Protoespírito animal.


Assim, vamos encontrar na obra de Léon Denis “O problema do ser do destino e da dor”, em seu capitulo IX, quando nos fala da “Evolução e finalidade da Alma” o trecho muitas vezes citado nas diversas palestras. Tomemos o trecho todo destacando a frase de nosso interesse:


Cada elo dessa cadeia representa uma forma da existência que conduz a uma forma superior, a um organismo mais rico, mais bem adaptado às necessidades, às manifestações crescentes da vida; mas, na escala da evolução, o pensamento, a consciência e a liberdade só aparecem passados muitos graus. Na planta a inteligência dormita; no animal ela sonha; só no homem acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente; a partir daí o progresso, de alguma sorte fatal nas formas inferiores da Natureza, só se pode realizar pelo acordo da vontade humana com as leis Eternas.
É pelo acordo, pela união da razão humana com a razão divina que se edificam as obras preparatórias do reino de Deus, isto é, do reino da sabedoria, da justiça, da bondade, de que todo ser racional e consciente tem em si a intuição.


É de uma beleza sem par esse trecho. E sabemos dos lampejos de inteligência nos protoespíritos. E as pesquisas mais recentes da etologia já vêm admitindo a existência de inteligência mesmo nos animais. Como tudo nas ciências temos os partidários e os adversários. Mas tão somente o fato de alguns cientistas dedicarem-se ao mister de olhar com maior atenção às fases anteriores da etapa hominal já se configura como um avanço na mentalidade dessa parcela de cientistas.






[1] Filo Protozoa  -  A este filo pertencem os protozoários, organismos unicelulares heterotróficos, protistas semelhantes a animais. A designação protozoário (proto = primeiro +  zoa = animal) começou a ser usada quando estes seres eram incluídos no Reino Animalia. 
O facto de serem seres unicelulares não implica simplicidade pois muitos protozoários apresentam um grau de complexidade elevado, frequentemente ao das células dos metazoários. Os organitos de muitos protozoários são funcionalmente análogos aos órgãos e/ou sistemas dos animais.  

[2] Proto-História é o período da Pré-História anterior à escrita, mas que nos é permitido conhecer por ser descrito em algumas das primeiras fontes escritas. Praticamente coincide com a Idade dos Metais.
Entende-se por pré-história todo o período que abrange a atividade humana desde suas origens até o aparecimento da escrita. A atividade humana inicial foi a predatória, passando depois para a subsistência agrícola.
A proto-história denomina a época de transição que se seguiu, quando as sociedades agrárias reuniram os primeiros elementos para a posterior aplicação da escrita. Sua principal característica foi a substituição da tecnologia da pedra pela do metal.
[3] Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/proto [consultado em 12-11-2013].