sábado, 10 de novembro de 2012

Reflexão 10 11 2012 - Prateleiras

Gostaria de reordenar a preteleira dos meus defeitos com a mesma facilidade que reordenei a prateleira das finanças quando perdi 80% de minha remuneração.


Pancada grande, grande demais. Mas não me queixei da vida e muito menos me revoltei.

Parei com tudo que habitualmente fazia, e adotei um padrão simplório de existência.

Muitas coisas deixei para trás. Algumas pessoas estranharam, com razão.

Mas não podia ser de outra forma. Pelo menos naquela ocasião e circunstância. Afinal o orgulho existe.


Nesses 8 anos perdi algumas coisas, mas a vida me deu outras tantas por outro lado.

Mais e maior que tudo o amor da família.

Se priorizo essas dez pessoas não é por pouco. Muito amor recebi.
Alguns amigos/amigas foram louváveis.


A prateleira dos defeitos é algo bem mais complexo.
Se alguns foram expurgados nos 5 últimos anos.

Uma vitória de Titã, mas nunca é final, sempre até a data.

Não caio na esparrela quando leio Emmanuel, que vive de dedo apontado para nós como se fossemos um bando de criminosos.


Pulo fora disso!
"Me inclua fora dessa." como diziam meus colegas de Banco Safra.



Prefiro a idéia do meu chará que preconiza: "Não sou perfeito... mas sou o que sou!"

E isto não inplica paralisia, mas tira das costas a coisa igrejeira do pecado, sempre presente nos textos de Emmanuel.


Prefiro cerrar o punho e ser um lutador do meu aperfeiçoamento diário.

Atento a cada ato, a cada má palavra e a cada pensamento. Pois pensamento é força a movimentar energias.

Do núcleo emissor do meu Lar quero projetar coisas boas e capazes de ajudar as pessoas todas, absolutamente todas. Pois todos nós somos processos em construção.

Basta olhar minha Cidade de Santos para perceber que não se constroe algo novo sem destruir o antigo. Deferentemente dos prédios de minha cidade, meus defeitos eu os vejo de bom grado ir se desfazendo no ar.
Hei de vencer! Pois...
"Vitorioso é o que vence a si mesmo." conforme Mahatma Gandhi nos ensinou.


Paulo Cesar Fernandes

10  11  2012

Nenhum comentário: