terça-feira, 13 de novembro de 2012

Reflexão 13 11 2012 - Um caminho possível

Em principio atentar às indicações sobre o amor através do serviço ao semelhante.

   O Universo é o nosso domicílio.
   A Humanidade é a nossa família.
   Aproximemo-nos dos piores, para ajudar.
   Aproximemo-nos dos melhores, para aprender.

                 Emmanuel - Vinha de Luz - Amai-vos


Ricardo Arjona é um músico, cantor e compositor nascido na Guatemala, e cuja carreira artística apenas decolou no México.

Tem, até onde sei, grande aceitação em toda América Central, constituida de um povo bom, e com grande religiosidade.

A musica transcrita traz a idéia da práxis amorosa no nosso viver. É muito feliz na sua conceituação.


Negando Jesus como substantivo nega, no ato a sua mitificação. A oração sem sentimento, o participar de algo tendo longe o coração.
Tira da mirada de Jesus no homem, tudo aquilo que as concepções religiosas a ele agregaram. Emburrecendo o homem e alienando-o da verdadeira
concepção da mensagem trazida em Nazaré.


Sendo Jesus verbo ele é ação.

Da gramática: SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTOS (nominais e verbais).

O sujeito é quem pratica a ação.
O verbo é a AÇÃO praticada.
E os complementos explicam a ação.

Jesus sendo VERBO significa que Jesus é AÇÃO. ATITUDE.


Ou PRAXIS tal qual queria Marx.
Após esta nota, vamos ao texto de Arjona:

«««««


Jesus Verbo não Substantivo
Ricardo Arjona
 

Ontem, Jesus afinou minha guitarra e aguçou meus sentidos, me inspirou
Papel e lápis na mão apontou a canção e me neguei a escrever
Porque falar e escrever sobre Jesus é redundar, seria melhor atuar

Logo, algo me disse que a única forma de não redundar é dizer a verdade
Dizer que a Jesus gosta que atuemos não que falemos
Dizer que Jesus é mais que cinco letras formando um nome
Dizer que Jesus é verbo não substantivo
 

Jesus é mais que uma simples e vã teoria
Que fazes irmão lendo a Bíblia todo o dia?
O que alí está escrito se resume em amor vamos, vai e pratíca-o
Jesus irmãos meus é verbo, não substantivo
 

 
Jesus é mais que um grupo de senhoras de muito negra consciência
Que pretendem ganhar o céu com clube de beneficência
Se queres tu ser membro ativo, terás que apresentar à diretora
Tua conta de poupança na Suíça e teus vínculos oficiais
 


Jesus é mais que persignar-se (fazer sinal da cruz 3 vezes), cravar-se (postar-se) e fazer disto alarde
Ele sabe que talvez por dentro a consciência lhes arde
Jesus é mais que uma flor no altar salvador de pecados
Jesus irmãos meus é verbo, não substantivo
 

Jesus convertia em feitos todos seus sermões
Que tomar café é pecado dizem os Mormons
Têm tão pouco que fazer que andam inventando cada coisa
Jesus irmãos meus é verbo, não substantivo
 

Jesus não entende por que no culto lhe aplaudem
Falam de honestidade sabendo que o dízimo é uma fraude
A Jesus lhe dá asco o pastor que se faz rico com a fé
Jesus irmãos meus é verbo, não substantivo
 

Do meu bairro a mais religiosa era Dona Carlota
Falava de amor ao próximo, e me estourou cem bolas
Desde criança fui aprendendo que a religião não é mais que um método
Com o título: "Proibido pensar que tudo está escrito"
 

Me batizaram quando tinha dois meses e não me avisaram
Teve festa piñata (falsa) e a mim nem me perguntaram
Batiza-me tu Jesus por favor assim entre amigos
Sei que odeias o protocolo irmão meu
 

Senhores não dividam a fé, as fronteiras são para os países
Neste mundo há mais religiões do que crianças felizes
Jesus pensou "me farei invisível para que todos meus irmãos
Deixem de estar falando tanto de mim e se estendam a mão"
 

Jesus és a melhor testemunha do amor que te professo
Tenho a consciência tranqüila por isto não me confesso
Rezando dois pais nossos o assassino não revive ao seu morto
Jesus irmãos meus é verbo não substantivo
 

Jesus não desça à terra fique lá em cima
Todos os que pensaram como tu já estão de boca para cima (mortos)
Esquecidos em algum cemitério, de bagagem tem seus ideais
Morreram com um sorriso nos lábios porque foram
Verbo e não substantivo


«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

É a canção mais bela que até hoje ouvi sobre Jesus.

E sobre o amor. E sobre a sinceridade dos ideais.
Acusa as atitudes farisaicas de todas as religiões.
Pois na verdade verdadeira.
Todos somos verbo.
E finalizando: "a cada qual será dado, segundo suas obras".

Digo sempre: "Julgo o homem não por seu discurso, mas por suas obras."

De fariseus nos chamavamos uns aos outros na juventude, quando um aprontava com o outro.

Mas o mundo, conta muitos mais fariseus, que a turminha da minha Rua Pasteur.
É isso!


Paulo Cesar Fernandes

13  11  2012

Um comentário:

Paulo Cesar Fernandes - Santos - Brasil disse...

No Brasil, como de resto nos demais países, o movimento espírita conserva em estado de hibernação a filosofia social do Espiritismo, desenvolvendo, por conseguinte, uma prática que em quase nada contribui para o aparecimento de uma ordem social presidida pelos princípios da justiça e do amor. Vemo-lo, isto sim, tomar-se cúmplice do mundo egoísta e injusto que fere frontalmente os postulados espíritas e a mensagem do Cristo que a nossa civilização, farisaicamente, proclama defender. Chegamos ao cúmulo de proibir, por "inoportuna" e "perigosa", a abordagem imperiosa de tais questões, a pretexto de salvaguardar a "pureza" e a "integridade" da Doutrina. Essa é a posição "oficial" dos líderes espíritas cujo alcance é por demais conhecido: conservar a subordinação classista do movimento espírita, atrelado que está ao grupo dominante.

Salvador, Bahia, fevereiro de 1 971
Luiz de Magalhães Cavalcanti

in Jose Herculano Pires "Espiritismo Dialetico" (MUE A Fagulha PENSE