sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Reflexão 09 11 2012 - Foco

Foco

Focar meu caminho. Um caminho solitário. Capaz de ser solidário aos meus companheiros mais próximos, ou mesmo os distantes.


Fazer a cada dia, uma análise de si mesmo, considerando os avanços e os pontos a avançar, é uma atividade pouco
desenvolvida entre as pessoas.


Até porque não estabeleceram metas de progresso para si.


Vivem ao largo disso. Isso não compõe sua existência.


Em todas as vertentes de pensamento, a força do cotidiano sufoca a preocupação com um processo mais amplo de evolução. Seja ela intelectual; ética; ou o mais importante: a evolução da afetividade.


Quando evoluimos na afetividade não perdoamos; é desnecessário, pois as pessoas e as coisas não nos ferem. E não é um processo de inocência, mas um processo de saber do mal na outra pessoa, e não se deixar nele envolver.


Como as balas dirigidas a D. Pedro Casaldáliga, sempre passaram ao seu largo, assim será o mal a nós dirigidos quando tivermos vencido realmente, e galgado um padrão de afetividade superior.


E isso nada tem a ver com religião, não religião, essas divisões que os homens se impoe na perspectiva sectária da vida.


Amesquinhante mesmo.


Tem a ver com minha relação comigo. Algo solitário e belo. Minha decisão existencial. Projeto de min'alma em sua trajetória. Um encontro íntimo comigo mesmo, com meus objetivos e minhas metas.


Qual é a minha?  -  Me perguntar em determinado momento.


Dono da resposta. Tomada a decisão. Seguir na incessante busca de ser honesto consigo mesmo. Podemos enganar aos outros o tempo todo. Mas não ao nosso espelho.


Aquele que tem metas, e as abandona acaba perdendo a sua vida. No sentido de perder o tempo capaz de ser utilmente usado na consecução de seu projeto de vida. É importante que todos tenhamos Vida.

E tenhamos Vida cooperando com nossos semelhantes em sua Libertação. Material e Espiritual.

Apenas Homens Livres são competentes para encontrar os caminhos da Felicidade.



Paulo Cesar Fernandes

09  11  2012

Nenhum comentário: