sábado, 18 de maio de 2013

20130518 Em nosso favor

"...mas nada é puro para os contaminados e infiéis."
Paulo a TITO  1: 15



Em geral, nossa análise das pessoas e situações se estrutura a partir de tudo aquilo que temos dentro de nós. De todas as nossas vivências, e dos sentimentos cultivados por nós.


Por vezes são respostas dadas às investidas da vida, através dos mais diferentes instrumentos. Pessoas de nossa confiança mudam de atitude conosco. Agressões de desconhecidos. Pancadas que não imaginávamos receber. Tudo isso pode ir talhando um sentir algo mórbido e agressivo. Estamos sempre na defensiva.


Mas tudo se resume na maneira e na importância dada a tudo isso.


Em geral tomamos tudo como agressão pessoal.


Tolice! Nascida do puro orgulho. De nos darmos importância acima do real.


Temos sim, temos todos nossa importância. Nossas qualidades. Claro, todos nós.


Caso agressões e incompreensões nos queiram tolher os caminhos, mudemos de rota. Afinal são múltiplas as possibilidades de serviço a clamar por nossa ajuda.


Glebas múltiplas de terra nessecitam de mãos cheias de sementes a fazer nelas a justa semeadura.


Corações sedentos de sinceridade esperam por nossa colaboração. E não precisamos ter nenhuma formação de Pós Doutorado em coisa nenhuma. As pessoas de maior relevância aos necessitados ao seu redor, nada tinham de especial. Um coração sensível à dor lhes bastava como roteiro de ação.


Todo espírito presente na Terra tem potencialidades incapazes de ser vistas ao olharmos sua aparência. Para o bem ou para o mal. O tempo será o grande colaborador para a análise das criaturas. Todo pré-julgamento, sem tempo hábil, pode ser pré-conceituoso. Os atos das criaturas nos vão desnudando sua realidade espiritual.


Isso vale para nossa análise dos outros, e para o processo inverso. Quando somos o objeto de análise.


E os atos, só os podemos analisar no transcurso do tempo. Dessa forma, vejamos o mundo sem pressa. Olhemos as pessoas com um ar benevolente. Pode ser difícil no início, mas o tempo nos ensinará. E, nesse mister, sempre contaremos com amigos espirituais, capazes de nos afastar de tudo aquilo nefasto para nossa trajetória.


Uma ótica positiva e benevolenbte, mas nunca uma visão inocente e ingênua da vida. A maldade existe e se espraia por todos os recantos da Terra. Inclusive em ambientes onde não poderiam estar. Mas estão.


"É preciso estar atento e forte." dizia uma canção da época da Tropicália. Concordo!


Nossa maior tarefa é resguardar nossa integralidade, nosso clima mental e nossa trajetória espiritual.


Só podemos ajudar se estivermos em boas condições.

Fortes. Coração voltado para o Bem Maior.

E tudo o mais, a vida nos trará em sua benevolência constante.

Pois a Vida é! E é sempre em nosso favor.



Paulo Cesar Fernandes

18  05  2013

Nenhum comentário: