domingo, 19 de maio de 2013

20130519 Ilusão

"Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem."
Paulo aos ROMANOS  12 :21



Seja o bem ou o Bem, é muito fácil falar dele, e muito difícil transitar por seus caminhos.


Quando damos conta, já dissemos uma palavra rude para alguma pessoa. Ao encontro da menor contrariedade, batemos forte em nosso suposto adversário. E, muitas vezes, é uma pessoa se aproximando, com o objetivo de nos ajudar.


"Viver é bom, mas dá um trabaaalho!" diz um personagem do Moacyr Franco no Programa "A Praça é nossa".


Incorpora ele, no próprio personagem a sua sensibilidade. E diz uma verdade. Pois viver de maneira irresponsável é fácil. Mas tomar para si determinados parâmetros de conduta, e segui-los com certo capricho. Isso dá trabalho. Quem estabeleceu algo para cumprir, sabe do que estou falando. Isto pode ser aplicado
em todas as áreas de nossa vida.


Seja no regime; no trato com os semelhantes; no domínio das paixões; e tantas outras situações.


Somos sempre confrontados por desafios. E nossa vitória está exatamente em nossas mãos, em nossa capacidade de enfrentá-los, com bom ânimo, coragem e determinação.


Dá trabalho. Não é nada fácil construir o Bem dentro de nós. Fazer o processo de transformação do Mal, eventualmente presente em nós, no Bem desejado.


Elemento vital para nossa felicidade, ao lado da Liberdade.


Liberdade; Sinceridade e coração voltado para o Bem Maior, o Bem de toda a humanidade. São a base da boa estrada. Caminho para a Felicidade buscada por todas as pessoas, mas sempre procurada no lugar onde seguramente ela não está.


As pessoas buscam a Felicidade fora de si mesmo. Em viagens. Em compras. Em projeção pessoal. Milhares de outras coisas.


"Mas eu só ponho meu boné onde eu posso apanhar." diz Jorge Bem em uma de suas músicas.


Por que não usamos essa fórmula inteligente, no tocante a algo tão desejado como nossa Felicidade? Estará sempre ao nosso alcance se a tivermos em nós. Em nossa postura existencial.


Jogar fora as ilusões puerís e adotar a vida adulta. Pois é claro. Quantas e quantas pessoas não cultivam puerilidades até sua morte?


EI!!! ACORDA!!!

Teu lugar é esse em que estás. Teu tempo é agora. Usa esses recursos com inteligência.


Todos necessitamos desse chamamento.


Transformar defeitos em qualidades pode ser difícil. Mas não fugimos disso. É o único roteiro seguro.


Tudo o mais é ilusão fugaz!


Paulo Cesar Fernandes

19  05  2013

Nenhum comentário: