quinta-feira, 24 de outubro de 2013

20131024 Evolução do pensamento e evolução

Evolução do pensamento e evolução


Leon Denis


O problema do ser, do destino e da dor


Primeira parte

O problema do ser


I - A evolução do pensamento


"Dia virá em que todos os pequenos sistemas, acanhados e envelhecidos, fundir-se-ão numa vasta síntese, abrangendo todos os reinos da idéia. Ciências, filosofias, religiões, divididas hoje, reunir-se-ão na luz e será então a vida, o esplendor do espírito, o reinado do Conhecimento."


***


Nesse capítulo, de Leon Denis muitas coisas podem ser até questionadas por um pensamento mais aberto, por quem rompeu com as verdades todas, mas esse pequeno parágrafo remete ao chão toda a nossa vaidade, todas as possíveis divisões e cismas.


Chegaremos todos a uma grandeza de pensamento, na qual o foco será o espírito e sua essência ética em primeito lugar, e a somatória dos seus conhecimentos logo em seguida.


Será a prevalência das qualidades intelecto-morais proposta em "Obras Póstumas" por Allan Kardec.


Cada um de nós, ao buscar melhor e maior conhecimento das Leis Naturais, está enveredando pela trilha do esplendor do espírito. E isto não se fechará no breve tempo de uma encarnação, mas será um início de uma longa caminhada.


"Caminhante, não há caminho, o caminho o fazemos ao caminhar." disse o poeta espanhol Antonio Machado.


O mais importante dessa afirmação é o apelo ao caminhante. Ao Ser. Ao Espírito, se assim o quisermos.


Individualiza o chamado, como mostrando da inutilidade de olharmos a caminhada de quem quer que seja.


"Somos solitários, apesar de solidários." disse o Jací certa noite.

È o mesmo chamamento. Um chamamento capaz de fazer ruir a infantilidade da competição no movimento espírita, ainda tão presentte e danosa.


Cuidemos de nossa jornada. Nós somos os mais importantes do mundo nessa nossa encarnação. Comparar com ninguám. Competir com ninguém.


Somente libertos de tudo isso poderemos "fazer os nossos caminhos" sem que os outros ou suas opiniões tenham o menos valor.


A evolução é uma conquista do Ser. E ponto final.


Paulo Cesar Fernandes

24 10 2013

Nenhum comentário: