domingo, 14 de julho de 2013

20130714 Jornada liberta

“Perguntou-lhe Jesus:
-Que queres que eu faça?
Anotação de Marcos 10:51



Muitas vezes temos nos colocado na posição de eternos pedintes. E muita gente vive nessa, buscando coisas fora de si mesmo.


Para com isso! O negócio é aqui na Terra mesmo, é conosco mesmo. Os males da Terra são para solução na mesma Terra. Não tem Céu, não tem esse negócio de facilidades para quem não se cultiva. Não tem salvador nem nada disso, é pegar as rédeas do destino e tocar a vida.


Dentro ou fora da carne é indiferente, nosso equilíbrio e bem estar será o mesmo. Se buscamos um patamar de vida condizente com nossa consciência, com nossas mais profundas buscas, e isso nos vai fazendo feliz em nossa presente encarnação, nada será diferente no momento do corpo não mais nos permitir a manifestação.


Vamos nos desligar do corpo e pronto. Simples assim.


Eu penso que terei gratidão pelo corpo. Através dele prenetrei universos de grande beleza. Amei e demonstrei o meu amor da maneira mais sincera sempre. Bebi da seiva da vida tudo ofertado por ela. O corpo foi, e continua sendo, o meu instrumento de manifestação.


Sem ele não expressaria meu pensamento como agora o faço.


Nada peço À Vida, ou às Leis Naturais. Contrariamente, eu agradeço tudo quanto tenho recebido. Mais intensamente nos dois anos últimos, quando a arte e um conhecimento superior bafeja meu dia a dia. Não sem busca de minha parte; mas aí está, contribuindo para uma vivência mais séria e focada na espiritualidade (todas as coisas relativas à abstração do materialismo vigente na nossa sociedade).


Alguns podem me ver como um ET; ou, como já ouvi, como um monge. Nada disso. Tudo é sempre uma questão de escolha.


Tomo como exemplo uma banca de jornais e revistas, ou uma livraria. Não há leque mais amplo. Posso selecionar leituras abjetas, e plenas de violência sexual e física; e, por outro lado, posso selecionar um livro, cujo conteúdo, me leve a refletir sobre minha existência, de forma mais intensa e rica.


Levando em conta que somos o produto de nossos pensamentos. Nossos atos, todos eles, estarão pautados pelo universo mental criado por nós através das escolhas. Incluindo aí as escolhas de nossos próprios pensamentos, elementos de definição de nossas companhias espirituais.


Se vivo em prostíbulos. Espíritos vinculados às sensações da sensualidade lá estarão, sempre em busca do que tanto procuram.


Nos bares não é diferente. Encontraremos espíritos vinculados ao alcool e às conversas próprias desse ambiente.


Tudo na vida gira em torno de energias.


Por vezes, um ambiente mental desagradável, se "trata" com uma música de padrão energético positivo. Indutora de outro tipo de pensamentos.


Se o espírito é uma das forças da natureza, tal como preconiza Kardec em "O que é o espiritismo", a arte é a força dinamizadora desse mesmo espírito. Partindo da música, e se espraiando para as demais formas de manifestação, é através da arte com "A" maiúsculo, a movimentação de energias capazes de reverter positivamente todo o clima de um ambiente.


Como em tudo, compreender e sentir as manifestações artísticas, requer do homem uma busca. Coisa nem sempre encontrada em nosso mundo.


Mas cada qual faz a rota de sua viagem pela Terra. E o mais bonito: todos os roteiros levam ao progresso do espírito, inevitavelmente.


Não tem certo! Não tem errado! Temos sim é muita vida pela frente.


Paulo Cesar Fernandes

14 07 2013


Nota:

O que é o espiritismo - Capítulo II

NOÇÕES ELEMENTARES DE ESPIRITISMO

18. Os Espíritos estão em toda parte, ao nosso lado, acotovelando-nos e observando-nos sem cessar. Por sua presença incessante entre nós, eles são os agentes de diversos fenômenos, desempenham um papel importante no mundo moral, e, até certo ponto, no físico; constituem, se o podemos dizer, uma das forças da Natureza.
 

Nenhum comentário: