sexta-feira, 14 de junho de 2013

20130614 Estrada

"Dai antes esmola do que tiverdes."
Jesus numa anotação de Lucas 11:41


Eu vou nessa, mas não vou numa de esmola.


As palavras tem significação, tem força, e são capazes de estabelecer uma não linearidade entre as duas pessoas em contato.


Eu e meus companheiros de jornada somos iguais. Não sou superior e nem inferior. Tivemos a mesma origem, sendo criados simples e ignorantes. Cada qual trilhando o seu caminho de maneira diferente, chegamos a posições distintas nesse momento de encontro.


Se peço ajuda, posso olhar no olho do meu semelhante, pois está ele agindo segundo as leis da natureza no serviço de amparo ao outro.


Caso venha a ajudar, longe deve estar de mim a pretensão de superioridade. Nunca sabemos quem está diante de nós. Quais sentimentos habitam sua mente. Nada sabemos de suas mais íntimas aspirações. Iguais somos ambos.


A bem da verdade, enquanto espíritos, somos todos iguais sobre a face da Terra.


Em posições sociais muitas vezes diferenciadas. Algo sem a menor importância diante da realidade existencial.


Muito mais importante que o recurso amoedado no bate bola interpessoal são os valores do coração. Um sorriso sincero. A alegria sã. Uma recordação me chega:


_"Venha de lá um abraço, antes de tudo, meu companheiro." - ouvi do Professor Paulo Freire, num encontro no Aeroporto de Cumbica.
Encontrar um ídolo de tantos anos me tirara a fala. Homem sagaz, Paulo se antecipou, tirando meu constrangimento em abordá-lo.
Essa é a atitude do homem de bem. Naturalmente bom. Sem afetação, sem nada.


O encontro entre os habitantes de nosso planeta, não deve ser conflituoso como se nos apresentam os Meios de Comunicação de Massa. Outras formas de conviver são possíveis e necessárias. Podemos ser bons sem afetação, sem nomes em monumentos e praças, sem projeção qualquer. Esse jogo é entre nós e a nossa consciência. Nosso verdadeiro projeto existencial.


Qual é a nossa?


Que temos nós a oferecer para a Humanidade?


Fazemos o possível?


Nos disponibilizamos ao serviço em benefício de nossos semelhantes?


Não responda para mim. É algo teu. Questões de cada uma das individualidades presentes na Terra.


Ninguém é juiz de ninguém. Pelo menos não deveria ser. Nosso compromisso se resume nas opções de nossa trajetória.


Acertar ou errar? É conosco mesmo. Nada a ver com ninguém.


Estudar algo mais ou dar um tempo? Decida você.


Tempo, Razão e Liberdade Total são patrimônios do espirito imortal. Encarnado ou desencarnado tanto faz.


Uma estrada imensa pela frente. Destino? Sabedoria e Felicidade.


Em diversos pontos dessa estrada encontraremos recantos de parada. Uns barulhentos, com prazeres, sensações e conflitos; andando mais uns quilômetros podemos encontrar um espaço aconchegante, bem ao sabor de outras tantas necessidades.


Escolher! Sempre escolher! 


Nossa Razão definirá a velocidade segura de transitar por essa estrada.


Nossa Liberdade definirá as paradas mais de acordo com o nosso momento psíquico.


Para nossa alegria, por sermos libres, ninguém ousará meter o bedelho no roteiro por nós estabelecido.


Afinal, já ganhamos o mundo!


Paulo Cesar Fernandes

14  06  2013

Aniversário de Ernesto Che Guevara.

Nenhum comentário: