terça-feira, 11 de junho de 2013

20130611 Verdadeira Vida

"Porque tenho para mim que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens."
Paulo aos Corintios I 4:9



Pera lá minha gente. Não me tenho por apóstolo, e muito longe disso estou. Me basta o título de alguém em busca de sua evolução intelectual e ética. E mais, romper com todos os defeitos. Não é pouco, admito.


Mas nada de me achar inferior. Nem maior e nem menor que ninguém. E sem intenção de comparar com quem quer que seja.


Afinal, tenho a ver com meu processo tão somente. E cada um cuide do seu, e a vida seguirá bem melhor, e o progresso de bom tamanho.


Ninguém sendo juiz de ninguém, tudo corre mais suave vida afora.


A velharada do movimento espirita tinha mania de cobrar do mais jovens. O tempo passou, e acabaram percebendo: o melhor a fazer era olhar a própria conduta antes de se por à janela com o dedo em riste.


Cada qual cuide de si, em sua relação com as Leis Naturais. Em seu processo de acercamento dessas mesmas Leis. De sua compreensão.


Quem tem tempo para se ocupar da vida dos outros, pouco se ocupa da sua própria. Mas volta e meia nos vemos na berlinda, ou colocando um companheiro de ideal na berlinda.


Mas isso é humano! - pode alguém dizer ou pensar.


Pode ser humano em nosso estágio, mas é uma baita asneira.


Nosso tempo, nossas energias merecem um novo direcionamento.


Afinal que vale ter o espiritismo por roteiro se deixamos o mapa sempre no portaluvas, ou o GPS desligado?


Não é racional caramba!


O tempo. A Razão. Nossa sensibilidade. Foram conquistas importantes na nossa viagem através das encarnações.


Viver como se nada disso nos compusesse? Qual é?


Somos sim espiritos incompletos, mas em constante processo de melhora. Quer pelo sofrimento, quer pela pura lucidez e decisão existencial.


É sempre tempo. Já! Se iniciou um outro momento se voce assim o decidir. Tudo é uma questão de escolhas em nossa existência espiritual. Desde o segundo com a palavra irada na ponta da língua, até a escolha do uso do tempo em prol do semelhante. Sempre escolhas!


Na "Sociedade dos Consumidores" somos treinados a fazer determinadas escolhas. Mas em nossa trajetória tem nada disso não, somos livres de verdade. Nem TV, nem rádio, nem jornal podem "fazer a nossa cabeça". E se fizer, somos responsáveis pela nossa incapacidade de buscar outras alternativas.


Apenas "é pensado" o preguiçoso em se desenvolver de maneira autônoma. Não tem prá ninguém nas nossas escolhas. A menos que sejamos "Maria vai com as outras", espíritos imaturos.


Luto para a libertação das pessoas em todos os sentidos possíveis.


Libertos inclusive dessa idéia infeliz de ser apóstolo.


Nada disso! Somos apenas solidários e amamos nossos semelhantes. Se a estes destinamos algum tempo, por certo os maiores beneficiados somos nós. É com o outro o grande aprendizado, já nos dizia o Professor Paulo Freire.


Na Terra estamos todos em processo, e apenas crescemos na complementaridade e na alteridade harmônica. Dando um passo a cada dia.


Isso é o que podemos chamar de Verdadeira Vida! Verdadeira pois progressiva!


Paulo Cesar Fernandes

11  06  2013

Nenhum comentário: