terça-feira, 31 de julho de 2012

Riqueza

Estava lendo um texto no qual o autor, que já não vive entre nós, tecia críticas à riqueza, como se esta fosse um flagelo ou um crime.

Eu a defendo.
E defendo toda a riqueza angariada na dignidade do trabalho. Sem a exploração de nenhum semelhante, sem a obtenção de contratos fraudulentos, enfim uma riqueza merecida. Cristalina.


Quem não admira um cantor que, pouco a pouco vai construindo sua carreira, um pequeno sucesso lhe abre portas para maior número de shows, maior público, maior numero de musicas baixadas e pagas pela internet.
Pois é justo que todos ganhemos por nosso trabalho, inclusive e principalmente os artistas que com a sua arte fazem a alegria e a felicidade de muitas pessoas.


Artista há inclusive que voltam sua arte em benefício de alguma causa.
No momento em que a xenofobia se iniciou na Europa diversos artistas se reuniram num show contra tal atitude. E ao fundo do palco, um grande painel dizia "Hoje eles, amanhã voce". Se neste show os artistas deram seu cachê para a causa, seu aparecimento nele abriu portas para compra de sua arte por diversos meios.
Eu mesmo, que baixei muita coisa de um desses artistas, pois é uma arte não encontrada nas lojas do Brasil, estou agora, num outro momento inclusive financeiro importando um DVD desse artista. Pois nunca me senti bem em não recompensá-lo por seu trabalho. A hora chegou.


Um amigo de infância, e mesmo meu pai, viviam do comércio.
E certos negócios trazem uma lucratividade maior. Certo está que dão um trabalho muito grande; mas, ao fim e ao cabo, deixam expressiva lucratividade. E isso sem agir de forma incorreta. Agindo sempre de forma a não envergonhar os antepassados. Muitas familias prezam a forma correta de agir de seus antepassados e buscam dar-lhe continuidade.

Não podemos e nem devemos condenar qualquer pessoa de sucesso nos negócios. Ao contrário é uma alegria.

Me entristece é ver uma casa comercial se fechando. Sofrem os donos e sofrem os funcionários.
Perto de casa fechou uma casa de produtos elétricos, fiquei triste. Tinham bom estoque, bom atendimento, mas muitas vezes a concorrência é grande, e até mesmo desleal. Prejudicando a quem vive e trabalha com correção.

Arrematando.
Tenho para mim que o Reino dos Céus é também dos ricos. E estou muito tranquilo a falar isso, pois não sou um deles. Vivo, e hei de seguir vivendo de forma modesta, por opção e aprendizado que a vida me permitiu.

Quanto aos ricos eu faço votos que muitos mais o sejam, e sigam em seu caminho distribuindo as benesses do emprego que a riqueza propicia. Só reconhece o valor do emprego quem padeceu o flagelo do desemprego.
Humilde que seja, a atividade sempre traz ao homem a sensação de completude, e a auto-estima tão valiosa.

Paulo Cesar Fernandes

31/07/2012

Nenhum comentário: