Como Hegel trata a divisão Espírito e Matéria.
Ou, melhor dizendo, como se cria a matéria, segundo Hegel.
Obs.: Em azul (corpo 10) estão minhas
observações. O texto original de Hegel está em preto (corpo 12), ambas em Times
New Roman. E como observação final: isto não é nenhum Pato Donald da vida. Sem
qualquer demérito ao querido personagem.
Observação preliminar:
Este é o momento, um deles (que pude
reconhecer uma vez que não li a obra toda) onde Hegel estabelece como se dá a
criação da matéria. Daí nascendo a dualidade Idéia absoluta (Deus) e
consciência própria individual (matéria).
Lembro que neste texto, consciência
própria individual que nós colocaríamos/nominaríamos de espírito, Hegel
classifica, segundo compreendi dentro da categoria de elemento material. Muito
embora em outros textos, ao usar o termo espírito, o faz tal qual o fazemos nós
espíritas.
Ao texto quem tiver interesse:
Página 72 e seguintes.
A idéia tem dentro de
si a determinação de sua auto-consciência de atividade.
A Idéia (espírito) sabe que não está parada, que é capaz de uma
atividade interna.
Por conseguinte, ela é
a vida eterna de Deus, como era, por assim dizer, antes da criação do mundo, a
conexão lógica (de todas as coisas).
Independentemente do uso do termo Deus, Hegel estabelece aqui o
primado da Idéia. Sendo, mesmo antes da criação do mundo a conexão lógica entre
todas as coisas.
A Idéia como elemento vinculante de todas as coisas capazes de
serem pensadas naquele momento. O momento antes da Criação do Mundo.
Ela ainda carece, a esta altura, da forma de
ser que é a realidade. Ainda é o universal, o imanente, o representado.
A Idéia está, aí, em seu ponto de representação apenas. Sem
concretude material.
A segunda fase começa quando a Idéia satisfaz o contraste que originalmente só
está nela de maneira ideai e postula a diferença entre si em seu modo universal
livre, em que ela permanece dentro de si e em si como reflexão puramente
abstrata de si.
Passando assim por cima
para um lado (para tornar-se objeto de reflexão), a Idéia estabelece o outro
lado como realidade formal (Fürsichsein = ser para si; ser para si mesmo), como
liberdade formal, como unidade abstrata da consciência própria, como reflexão
infinita em si e como negatividade infinita (antítese).
Quando a Idéia se projeta de seu modo universal livre para outra coisa, objeto de reflexão acaba criando essa outra coisa; um outro lado,
este, como realidade formal.
Uma unidade abstrata da consciência própria, como reflexão
infinita, e como negatividade infinita.
Antítese, como admite o próprio Hegel, e a antítese da Idéia nada
mais é do que a matéria, também dita realidade formal.
Falando
desse outro lado criado pela Idéia :
Assim ele se torna o
Ego que, como um átomo (indivisível), opoe-se a todo o conteúdo e, dessa
maneira, é a antitese mais completa – a antítese, nomeadamente, de toda a
plenitude da Idéia.
O trecho a
seguir corrobora com minha interpretação, creio eu:
A Idéia absoluta é
assim, por um lado, a plenitude material do conteúdo e, por outro lado, a
vontade livre abstrata. Deus e o universo apartaram-se e se colocaram como
opostos entre si.
Vejamos
ainda este outro trecho. Deus tem um ser tal que tudo o mais é seu objeto.
A consciência, o Ego,
tem um ser tal, que o outro (tudo o mais) está para ela (é seu objeto). Ao
desenvolver esta cadeia de pensamento, chega-se à criação do mundo, dos
espíritos livres e assim por diante.
Como ele
explica a finitude da matéria. A matéria é apenas a exclusão de sua antítese, a Ideia Absoluta ou Deus.
A antítese absoluta, o
átomo (isto é o Ego) que ao mesmo tempo é uma diversidade (de conteúdos da
consciência), é a própria finidade. Ela é em si (na realidade) apenas a
exclusão de sua antítese (a Idéia absoluta). É seu limite e sua barreira.
Assim, ela é o Absoluto em si tornado finito.
Depois segue
se referindo aos seres da criação em sua reflexão. Nós, seres da criação conscientes de nossa existência, somos a antítese da Ideia Absoluta (Deus).
A reflexão em si, a
consciência própria individual, é a antítese da Idéia absoluta e, por isso, a
Idéia em finidade absoluta. Esta finidade, o apogeu da liberdade, este
conhecimento formal – quando relacionados com a glória de Deus ou com a Idéia
absoluta que reconhece o que deve ser – é o solo em que o elemento espiritual
do conhecimento como tal está caindo, ele assim constitui o aspecto absoluto de
sua realidade, embora permaneça apenas formal.
A consciência própria individual (o espírito) que é a antítese da
Idéia absoluta (Deus), e por isso sujeita à finidade/finitude. Embora seja essa
finidade (a morte) o apogeu da liberdade, ao ser comparado à grandeza de Deus
passan a ser o solo onde pode crescer o conhecimento, o que há de mais absoluto
em sua realidade. Apesar de tudo isso a consciência própria individual (corpo) segue
sendo apenas formal, material; portanto perecível.
A rigor é na morte que o conhecimento se consolida.
Paulo Cesar Fernandes
07 05 2014
A segunda fase começa quando a Idéia satisfaz o contraste que originalmente só está nela de maneira ideai e postula a diferença entre si em seu modo universal livre, em que ela permanece dentro de si e em si como reflexão puramente abstrata de si.
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