terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

20140204 Darwinismo

Darwinismo



Para mim é muito difícil ler o livro de Gustave Geley "Do inconsciente ao consciente", pois este nega o darwinismo e o lamarkismo.


Quanto a Lamarck não tem a menor importância. Apenas respeito por seu valor histórico e por sua busca em dar respostas ao problema de seu tempo.


Já Sir Charles Darwin é uma figura ao qual me dediquei a estudar, não apenas as obras, mas a sua atormentada vida. A dor da perda
de sua querida filha. A angústia da descoberta de uma nova Lei Natural e a certeza da incompreensão de seus contemporâneos,
principalmente seus antigos mestres vinculados ao Criacionismo.


É justo admitir, sou um darwinista de carteirinha. Claro, Alfred Russel Wallace se posta ao seu lado no processo de trazer à luz a
questão da mutabilidade dos seres vivos.


Quando iniciei a leitura diária do livro de Geley, não me dei conta de ser um livro sobre aspectos da biologia. Isso me foi uma grata
surpresa. Afinal todas as áreas do conhecimento nos ampliam a compreensão das Leis Naturais. E a isso pretendo seguir me
dedicando no futuro, tal qual venho fazendo desde 2011.


Quer saber? Eu recomendo a qualquer espírita a sua leitura. Mesmo que tenhamos alguma dificuldade passamos por cima delas e
avancamos no sentido da ampliação de nossa cultura.


Ninguém aprende, se nada busca. O conhecimento é fruto de suor e dedicação para se consolidar em nós.


Os preguiçosos seguirão falando e pensando sempre as mesmas coisas. Estarão no marcapasso evolutivo, me valendo de um
conceito militar. E muito provavelmente seguirão agredindo ao que busca aprender.


Mas uma coisa é certa: somos os responsáveis pelo nosso progresso ou pelo nosso retardo espiritual. E a Vida não cobra e nem cobrará nada de ninguém. "Todo mundo tem a sua Hora e a sua Vez" diz meu amigo Augusto Matraga, personagem de João Guimarães Rosa no texto "A Hora e a Vez de Augusto Matraga".


E para tudo a Vida funciona assim, para tudo temos nossa hora e a nossa vez.


Saúde e Paz.


Paulo Cesar Fernandes

04 02 2014

Um comentário:

Paulo Cesar Fernandes - Santos - Brasil disse...

Caso use ideias deste post cite a fonte. Seja digno/digna.
Tenho visto pessoas usarem ideias de grandes pensadores, que não é o meu caso, e nunca citarem a fonte. Se apropriam da ideia, roubam.