sábado, 22 de junho de 2013

20130622 Sensibilidade

"Renovai-vos pelo espírito no vosso modo de sentir,"
Paulo aos Efésios 4:23



Somos todos dotados de sentimentos.


Mesmo, ainda na forma de ProtoEspíritos, os sentimentos já se apresentam.


Quem nunca viu um cão entristecido, pela ausência de seu dono?


Ou mesmo envergonhado, orelha caída e rabo entre as pernas, por ter sido repreendido pelo dono?


Entre os chipanzés são inúmeros os casos. E variada a gama de sentimentos e atitudes demonstradas.


No Reino Hominal isto se consolida. Nossa sensibilidade é mais ampla.


Mas, mesmo com essa violência apresentada no mundo, voce me diz isso? - alguém poderia me contestar assim.


Eu não nego a presença da violência, nem o quanto ela é perturbadora. Mas afirmo com toda convicção, ser ela minoritária, diante do todo da humanidade. O mal tem mais divulgação pois vende mais, é mercadoria de maior consumo. Numa "Sociedade de Consumidores" é esse o esquema. Numéricamente os maus são minoria arrasadora. A faixa média é maioria, e os verdadeiramente bons crescem dia a dia.


Muitas pessoas ainda se comprazem em saber do mal. Por certo algum mecanismo psíquico as leva a isso. Pode ser um reforço em sua luta no bem. Seria necessário um estudo mais aprofundado para ter conclusões pautadas em dados. Não está no escopo deste texto.


Já existe no mundo um grande número de pessoas cansadas de informações negativas da vida. Pessoas, abandonando programas e emissoras onde o sensacionalismo sórdido é marcante. Na TV, mudam de canal. Jornais e revistas são deixadas na banca.


Pessoas em grande número andam na busca do Bem; do Bom; de uma outra forma de viver, onde o espírito passe a maior parte de seu tempo num clima de harmonia interior, desaguando na harmonia com seus semelhantes.


Nasce uma nova forma de sentir, tal qual solicitou Paulo aos Efésios, e a todos nós.


Criados simples e ignorantes, podemos todos ter atravessado largos períodos de primitividade. Por que não? É da Lei Natural nossa liberdade em atravessar as trilhas do erro, do equívoco, do mal mesmo. Porém, a ampliação de nosso conhecimento da Lei Natural, traz paralelamente a nossa responsabilidade diante de cada ato nosso. Cresce nosso compromisso com a ética de forma geral.


Em nossa primitividade, matavamos sem ser tocada nossa consciência ou sensibilidade. O tigre não fica com crise de consciência ao abater sua presa.


Já fomos animalescos muitos de nós. Assim é a coisa. Podemos cada um de nós, ter passado por etapas hoje encontradas em algumas pessoas habitantes da Terra.


Evidentemente, o avanço das Leis Sociais, acaba tolhendo e reprimindo a primitividade. Tigres e leões ficam em Zoológicos. Da mesma forma seres primitivos não podem estar no convívio social. Necessitam do afastamento reparador de sua sensibilidade.
São danosos e perigosos ao mundo em sua violência.


As Leis ordenam a sociedade, e promovem a evolução do espírito.


Por outro lado, a somatória de espíritos voltados para o Bem, empurra a sociedade numa melhor direção, inclusive influenciando o aprimoramento de suas Leis. Leis fazem progredir os homens, por sua vez os homens fazem progredir as Leis.


O Progresso da Humanidade ocorre num processo chamado de Dialético por Georg W. F. Hegel. Nesse esquema, espíritos e Leis Sociais fazem seu avanço. E, dentro desse avanço, temos o aprimoramento da sensibilidade humana.


Tomemos um exemplo. A Defesa da Honra, aceita na década de trinta do século passado, hoje é uma aberração. Leis e sensibilidade humana rejeitam fortemente atos pautados nesse princípio, antes tido por natural.


Sonhamos um mundo melhor. Queremos um mundo melhor. Trago aqui a proposta de José Herculano Pires em seu livro "O Reino": o mundo melhor brotará da semente de benevolência e aprimoramento de nossa sensibilidade dentro de nossos corações.


Somos. Cada um de nós, o mundo melhor a ser deixado para as vindouras gerações. Nossos pensamentos e atos deixarão marcas, capazes de trazer ao mundo o exemplo necessário ao seu aprimoramento.


Cada dia um pouco. Hoje melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje. Essa é a marcha da vida, e do progresso.


Paulo Cesar Fernandes

22  06  2013

Nenhum comentário: