terça-feira, 28 de maio de 2013

20130528 Nosso lugar

"..vou preparar-vos lugar."
Jesus anotação de João 14:2



Uma mensagem vinculada ao Bem Maior foi deixada na Terra fas muitos séculos.


Um homem que dividiu o mundo, antes e depois de sua estada entre nós.


Assim, sua mensagem deve ter sido importante. Deve ser um norte capaz de nos abrir portas de felicidade e paz. Mensagem pura e cristalina.


Se assim é, por que tão poucos ouvidos se colocam aptos a tal mensagem?


Qual o motivo de andarmos ao largo desse manancial de pura água?


Creio eu ser a dificuldade de mudar.


Todos temos, em maior ou menor grau uma tendência a permanecer tal qual estamos. Queremos a paz e a felicidade mas vindas num passe de mágica.


Mágica não existe. São mãos hábeis de prestidigitadores a nos trazer a ilusão, nos espetáculos públicos. E muitos gostamos da ilusão. Nos damos bem com toda sorte de ilusões. Nossa sociedade vende ilusões. E, segundo Bauman: "não as entrega".


Mas nossa realidade como espíritos não admite ilusãoes. E sempre, quando se apresenta a realidade, ao seu lado se apresentam as desilusões e os desencantos. Momentos de dor e reestruturação existencial.


Exatamente nos momentos onde a dor nos toca de forma mais pungente, é quando nos apercebemos de nosso distanciamento de tudo aquilo proposto dois milênios antes. Em geral é o momento na qual fazemos uma reavaliação da nossa vida e, se inteligente formos, acabamos por estabelecer escolhas diversas das anteriores.
O novo se apresenta, e o novo acaba sendo a antiga sabedoria, de Jesus, dos filósofos, de Buda, das expressões imutáveis da sabedoria.


A existência terrena nos serve para isso. Para nos abrir caminhos de aprendizado, dessas coisas todas em geral alijadas do nosso viver.


Em suma serve para preparar-nos para a morte.


Feliz daquele, capaz de cultivar valores imorredouros, desde os tenros tempos de sua vida terrena. Já estará vivendo em nosso plano material o lugar prometido por Jesus para a imaterialidade.


Afinal, assim como o Saber, o Bem não ocupa lugar.



Paulo Cesar Fernandes

28  05  2013

Nenhum comentário: