terça-feira, 23 de abril de 2013

20130423 Ser simples


"Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”."
Paulo. (1 TIMOTEO, 6:8.)



O que significa isso?

Que devamos nos despojar de tudo e ter nada, ou quase nada de posses?


Nada disso. Apenas que regulemos nossas necessidades para não nos fazermos escravos das coisas. Disto uma questão de grande essência se nos impoe à reflexão:


_ Eu sou o possuidor das coisas, ou as coisas é que me possuem?
Isso significa, as coisas possuem a minha alma.


O que me importa? Acumular tesouros materiais, ou investir em minha liberdade espiritual?


Ser escravo dos Entes, ou faze-los escravos a meu serviço?


Uma vida franciscana não nos exige andar em andrajos. Mas entre um extremo e outro temos o meio, o equilíbrio.


Entre os farrapos e a pompa temos uma imensidão de possibilidades.


A simplicidade de cada um de nós nascerá do império de nossas necessidades. Quem necessitar de mais, o busque em ampla liberdade. Os capazes de viver com menos da mesma forma.


Importa a presença da alegria, do contentamento na existência de cada um de nós.


Não! Não tem essa de juiz, nem encarnado, nem desencarnado.


Somos Livres! Profundamente Livres!


E só por portar essa Liberdade somos felizes, e vivemos em contentamento, tal qual propoe o Apóstolo Paulo.


É isso por hoje! Paz em teu coração!


Paulo Cesar Fernandes

23  04  2013

Nenhum comentário: