quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Reflexão 12 12 2012 - Categoria diferenciada

ALLAN KARDEC - O Livro dos Médiuns

III - Do método

27. Se, daí, projetarmos o olhar sobre as diversas categorias de crentes, depararemos primeiro com os que são espíritas sem o saberem.
Propriamente falando, estes constituem uma variedade, ou um matiz da classe precedente.

Sem jamais terem ouvido tratar da Doutrina Espírita, possuem o sentimento inato dos grandes princípios que dela decorrem e esse sentimento se reflete em algumas passagens de seus escritos e de seus discursos, a ponto de suporem, os que os ouvem, que eles são completamente iniciados. Numerosos exemplos de tal fato se encontram nos escritores profanos e sagrados, nos poetas, oradores, moralistas e filósofos, antigos e modernos.

«««


Olhando as capas de discos que compoe a decoração do meu escritório, atento para o fato desses todos serem parte daqueles nominados por Kardec como os espíritas sem o saber.


O trecho acima me é uma canção. Aposto na capacidade dessas categorias mirarem o futuro com facilidade.


Se deslocam do corpo e, com o farol de ver o futuro, apontam para coisas não sonhadas pelos demais como nós. Apenas tomaremos por corretas muitos anos mais tarde. Isto, levando em consideração as pessoas capazes de refletir a vida e o mundo à sua volta. Minoria minimal.


Maioria está fora dos pensantes. Presos às coisas pequenas da vida. Vegetam. São primatas da Espiritualidade.


Nada há a condenar nesse fato.


Se proponho e luto pela Liberdade, na sua mais pura e plena forma, como seria eu juiz de alguém. Não mesmo. Cada qual se vire!


Embora tenhamos por obrigação, ajudar se solicitados. Apenas se solicitados. Em termos de jornada, cada um defina a sua.


Segundo Leibnitz: "Vivemos no melhor dos mundos possível." 

Sim, mesmo com essas diferenças todas.


E os espiritos apontados por Kardec, estão dentro deste contexto. Fazem parte desse mundo em processo. Contribuem com sua arte, com sua filosofia para a transformação do mundo. Jornalistas sem Fronteiras. Médicos sem Fronteiras. Udo Lindenberg. Gonzaguinha. Luis Vieira. João Guimarães Rosa. Ligia Fagundes Telles. Alceu Valença, Gilberto Gil e Ferreira Gullar. Milton Nascimento e a turma das Minas Geraes.


Não basta! São muito mais numerosos os nomes dos promotores da Terra a uma nova categoria na Escala dos Mundos.


Eles sabem de seu valor, portam sabedoria e sensibilidade. Muitas vezes, por simplicidade, acabam desconversando se questionados quanto a isto.


Mas o mundo precisa é dessa gente. Inteligente, de bons sentimentos e plenas de dignidade. Os demais serão arrastados para o lugar a eles reservado pelas atitudes do seu viver.


Resgato uma vez mais un trecho de música de Gilberto Gil: "A aranha vive no que tece.".


Vivemos no que tecemos. Tecemos todos a nossa paz, ou nosso infortúnio futuro. Cada ato nosso é um determinante desse futuro.


Sensibilidade e inteligência nos bafejem o viver.


Paulo Cesar Fernandes


12  12  2012


P.S.: Doze. Doze. Doze. Isso pode dar samba, ou poesia, é uma data interessante. Numerologia cuide disso.

Nenhum comentário: