sexta-feira, 13 de julho de 2012

Queixas ? ? ?

Ele é o desmancha rodinhas.
Presença desagradável.
Ninguém gosta de coisas negativas, de más noticias, de baixo astral.
_ Como vai voce rapaz? Faz tempo que não te vejo.
_ Eu vou bem. Mas a vida não é facil não. Voce pensa que é facil? Uma tia minha mora ali perto e Ilhéus ...
E desfia um rosario de queixas e mais queixas.
Lembra o Hardy Har Har, a hiena dos desenhos animados? É isso!
_ Oh céus, oh dias, oh azar... - era seu bordão.


Tenho uma amiga Quitéria, eu a chamo de Qui, um pouco para diminuir um nome que não é lá uma beleza, e outro aspecto é meu pensamento quando a encontro:
_ Qui virá por aí hoje? - já esperando alguma queixa.

Vez por outra dá uma passada em casa para tomar um café, e me contar uma queixa nova. Tem gente que conta descobertas interessantes. A Qui, queixas...
Gosto muito dela, é um coração bondoso, se anula pelas filhas e neta, deixando de viver, se divertir, ter momentos de prazer mesmo. Tenho percebido isso.


Um dia, toca o telefone e era a Qui. Voz lenta, a expressão do desânimo, arrepiei no ato:
_ Paulo? Voce está aí? - como se pudesse não estar ao atender o telefone.
_ Sim, botando umas coisas em em ordem na casa, mas diga lá!
_ Então,.... voce aguenta esse calor? Eu não aguento, está muito quente... - falou uma série de coisas relativas ao calor e quanto este a atrapalhava - Finalizou a fala com um sonoro: Aaaaaiii!


Eu estava me movimentando, ouvindo música, cantando junto, em alto astral...um dia alfa. Sorri muito e, admito, um sabor de molecagem me veio à boca...
_ Qui. Voce não se preocupe, vou te ajudar. - disse eu sorrindo muito do lado de cá da linha.
_ É? E como?
_ É fácil! Fácil, facil, veja bem: marco uma entrevista com o Prefeito. Compareço barbeado, bem vestido, como se fosse um milionário. Causo boa impressão é claro. Daí, eu intimo ele a instalar um novo equipamento na cidade: o Ar Condicionado Municipal. Nenhum bairro desta cidade vai mais passar por esse incômodo do calor.
_ Não se pode falar sério com voce mesmo. - e bateu o telefone na minha cara, falando forte e iradamente.
Senti muito carinho e gargalhei a grande.
Pelo menos falou com energia e não mais com boca mole. Pensei.


Mas algo de seriedade nas palavras de Emmanuel em "Instrumentos do tempo" (Queixas, não):


"Cada dia é uma fração de recursos que podemos empregar em aprendizado e melhoria por fora, para enriquecimento e sublimação por dentro de nós.
Ante aqueles que já despertaram nas responsabilidades próprias, não existe ocasião para queixas.
Todas as horas são instrumentos que favorecem a execução das tarefas que fomos induzidos ou claramente requisitados a realizar no campo do bem. Empenhemo-nos em lutar pela própria elevação.

Ninguém está excluído."


É muito isso. Quem tá com a cabeça bem ocupada, ou ocupada no bem, esqueçe o mundo ao redor.
Até mais!!!

Paulo Cesar Fernandes
13/07/2012

Nenhum comentário: