quarta-feira, 11 de julho de 2012

Profecia como práxis.

Profecia


»»» Emmanuel - Seara dos Médiuns - Chico Xavier


Quando a espiritualidade sublime te clareou por dentro, passaste a mentalizar perfeição nas atitudes alheias.
Entretanto, buscando, aqui e ali, padrões ideais de comportamento, nada mais recolheste que necessidades e negações:
. irmãos que te pareciam sustentáculos da coragem tombaram no desânimo, em dificuldades nascentes;
. criaturas que supunhas destinadas à missão da bênção, pela música de carinho que lhes vibrava na boca, amaldiçoaram leves espinhos que lhes roçaram a vestimenta;
. companheiros que se afiguravam troncos na fé resvalaram facilmente nos atoleiros da dúvida, e almas que julgavas modelos de fidelidade e ternura abandonaram-te o clima de esperança, nas primeiras horas da luta incerta.

Sofres, exiges, indagas, desarvoras-te...

Trilhando o caminho da renovação que te eleva, solicitas circunstâncias e companhias em que te escores para seguir adiante; contudo, se estivesses no plano dos amigos perfeitos, não respirarias na escola do burilamento moral.
O Universo é governado por leis infalíveis.
“Dai e dar-se-vos-á” – ensinou Jesus.
Possuímos, desse modo, tão-somente aquilo que damos.

O entendimento na Doutrina Espírita esclarece-nos a cada um que é loucura reclamar a santificação compulsória e, sim, que é dever simples de nossa parte operar a própria transformação para o bem, a fim de que sejamos para os outros, ainda hoje, o que desejamos sejam eles para nós amanhã.
É possível estejas atravessando a estrada longa da incompreensão, pedregosa e obscura.

Façamos, porém, suficiente luz no próprio íntimo, e a noite, por mais espessa, será sempre sombra a fugir de nós.

»»» Emmanuel - Seara dos Médiuns - Chico Xavier

Sábias palavras desse amigo de todos nós, e poucas vezes ouvimos.

Pode parecer que este, no transcurso de seu discurso, faz a apologia do isolamento e do egoismo tão presente em nosso mundo.
Nada disso!

Nos exorta a investir pesadamente em nosso arcabouço de pensamentos renovadores, fazendo em nós, dentro do periodo mais curto possível, o que poderiamos chamar a virada do jogo. A tranformação. Transsubstanciação. Palavras a chamar uma mudança.

Isto significa colocar o coração nos eventos ao nosso redor, mas sempre com uma mirada positiva, e tendo dentro de si a preocupação em saber:
"Como é que eu posso ajudar?". (Senso de utilidade de Kant. Sempre com a filosofia em punho.)

Essa é uma ação militante no Bem, que eivada de sinceridade pode estruturar aquilo denominável de "Amor e Profecia".

A sinceridade e o desejo do bem levam a isso naturalmente, é o riacho se conformando com a geografia do terreno, para ordeiramente se somar a um rio, por sua vez ajudará um rio mais caldaloso, até chegar ao mar de bondade que o nosso mundo tanto deseja, tanto precisa; mas incapazes são as pessoas de sair de suas "zonas de conforto" para se tornar um humilde filete de água que virá a dar num pequeno riacho. Sendo um inicio de processo.

Quando jogo minha vida em "Amor e Profecia" quero ser uma gota desse filete inicial. E ir pouco a pouco cumprindo as tarefinhas no seio da familia. Pois aprendi como meu maior amigo, o Milton meu cunhado, que "Caridade bem ordenada começa dentro de casa". E eu sigo nessa trilha, pois estou cada dia mais convencido da necessidade de caminhar nas pegadas dos homens bons e dignos. E que quando estamos atrás desses passos, nenhum mal pode se abater sobre nós. E a felicidade nos chega de mão beijada, por bondade e beleza da vida.

A Profecia que preconizo nada tem a ver com a fala dos profetas, mas sim com a práxis de Karl Marx. Intencionalmente me apropriei de um termo católico para poder resignificá-lo no projeto de união e irmandade de todos os povos de nossa América de origem Espanhola: a HispanoAmerica. Evidentemente o Brasil está incluso nessa América por ter sofrido em sua história as mesmas vis mazelas politicas e economicas dos demais povos.

Uso ainda a palavra Profecia em humilde homenagem a D. Pedro Casaldaliga, homem de fé, homem de Deus e homem de Profecia. Meu ateismo não me impede de admirar o belo do coração humano e muito menos a dignidade expressa em atos. Sempre digo da necessidade de julgar um homem por seus atos, e nunca por suas palavras. Palavras levam os ventos. Vide politicos do mundo. Mas a Profecia...

Sei do custo disso: a vigilância constante dos atos e dos pensamentos. Pois pensamento é energia, na medida que permite a movimentação de mãos mecânicas, como temos visto nos documentários cientificos de nosso tempo.

Pensar energéticamente no sentido do bem, em todos instantes de nosso dia. Não é para gigantes essa tarefa, embora dificil, é exatamente para nós, para mim por exemplo, se quero manter o meu Lar num clima de harmonia em alta. E dessa harmonia em alta ter as palavras certas, para usar nos momentos incertos da vida de alguém, da minha família inicialmente, e de qualquer companheiro/companheira de jornada cujo olhar veja embassado pela dor. Quando a dor maltrata os olhos a retratam.

Profecia, práxis, sentimento, amor, amar, servir, busco apenas ser uma gota, mas uma gota cristalina a cumprir ordeiramente a sua função. Que tenhamos paz em nossa jornada!

Paulo Cesar Fernandes

11/07/2012

Nenhum comentário: