sábado, 25 de fevereiro de 2012

E se fosse agora?

Pois o tempo passa e passando a qualquer momento a vida pode nos ser tirada. Semana que vem, amanhã, mes que vem ou aos 98 anos como minha avó materna foi.



(Se isso ocorre na semana que vem, tenho que sair correndo para El Salvador, pois estou achando um barato o processo eleitoral que lá se desenvolve. Novos conhecidos brotam a cada dia naquele querido país.)

Como pretendo ser incinerado, pode ser que tenha todo aquele cerimonial e tal. E alguém queira dizer algumas palavras. Acho justo que o façam aqueles que foram amigos verdadeiros. Pessoas cuja sinceridade comigo jamais coloquei em dúvida. Um minuto sequer.


Não há ordem. Propositadamente desordenado. Todos estes nomes foram meus grandes amigos. Todos absolutamente. Cada qual de distinta maneira me ajudou. E sou e serei sempre grato a cada nome desses.

Jonas Gonçalves Coelho;
Carlos Roberto de Messias;
Pedro Beneti;
José Rodrigues;
Jací Regis.


Algumas pessoas estranharão ver o nome do Jaci Régis entre meus grandes amigos. Se aí está é porque foi e continua sendo. Sem sombra de dúvidas. Nunca pus em dúvida sua sinceridade para comigo. Como jamais teria para com ele uma atituda que ferisse a ética, ele não o merecia. Ele sempre soube disso e ouviu de mim algumas vezes.


Pensamos diferentemente? Radicalmente diferente.
Isto em momento nenhum foi impedimento que houvesse mútua admiração.


Jací pensava.
Eu penso, e diferente dele. Pensamento único é para gente atrasada intelecto-moralmente.


Não quero aqui discutir o valor de cada um, pois sei bem o meu lugar e minhas restrições.


Certa manhã na Itororó disse a ele:
_ Te respeito porque tu tens ideologia. Melhor, ambos temos ideologias.
Jaci sorriu apenas. Foi a forma de concordância que encontrou, tímido que era.

A saudade que tenho do José Rodrigues e do Jaci Régis é a mesma.
São grandes companheiros de ideais em quem sempre confiei e seguirei confiando.

Gostaria que tanto os encarnados, bem como os desencarnados recebessem esse texto como uma pequena homenagem e uma demonstração de minha gratidão.

Paulo Cesar Fernandes

25/02/2012

Nenhum comentário: