sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Resposta

Resposta a uma amiga espírita que me mandou um texto sobre Deus. Assustada que ficou ao saber-me ateu.
Abaixo a resposta:


Legal!!!
Obrigado mesmo.
Muito embora eu venha chegando à conclusão que Deus é uma invenção do homem, para poder mandar e principalmente subjugar outros homens.
A história do homem é, desde os mais remotos tempos a história da luta pelo poder.
Grécia. Roma. Através da força bruta. Deuses vários plenos de paixões humanas.
Idade Média através da brutalidade da religião.
Idade Moderna através da brutalidade das armas, cada vez mais poderosas, cada vez mais mortíferas.
Nesta mesma Idade Moderna das armas e do medo. Impedindo ao homem a doçura e a beleza da mais plena liberdade.
Em todas, absolutamente todas as concepções Deus castiga o homem.
Deus rouba a liberdade do homem. O homem precisa se ver livre de Deus.

Para um espírito como eu, isto é muito difícil, mas necessário não só a mim, mas a todos. Mas não quero e não devo interferir na liberdade de cada um escolher o seu caminho. Afinal fazem anos que joguei fora a crença numa verdade.

Quem acredita numa "Verdade" perde a liberdade, mata e morre por causa de sua "Verdade". Interdita a vida e a liberdade de seu semelhante, por causa de sua "Verdade". "Verdade" única.

Impede que as pessoas sejam livres, pensem pela própria cabeça, e que ajudem familiares e conhecidos a buscarem um pensamento autonomo. Pautado num caminho próprio e único. Construido a partir de buscas mais amplas de afetividade e razão. O mais importante é que nos eduquemos para a sensibilidade: humana; social; estética; quanto à justiça e tudo o mais que possamos aprender no caminho do amor mais puro por nossos semelhantes.

É isso? Ou será que ainda estou errado?

Paulo Cesar Fernandes

03/01/2011

Nenhum comentário: