sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Livre pensador

Livre pensador


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Livre pensador ou Livre Pensar foi um movimento surgido em meados do século XVIII e século XIX cuja meta era desenvolver o raciocínio liberto e em contraposição a qualquer influência de ideias preconcebidas, desenvolvendo assim pressupostos científicos e filosóficos livres de quaisquer elementos dogmáticos.

O pensamento livre é fruto das correntes políticas progressistas dos séculos XVII e XVIII, entre estas o liberalismo político. Entre os mais famosos livre-pensadores estão Robert Green Ingersoll, Gotthold Ephraim Lessing e Francisco Ferrer y Guardia e Voltairine de Cleyre.



Precedentes

Hoje se considera que Voltaire e Thomas More (também conhecido por Thomas Morus ou São Thomas More) foram importantes predecessores do movimento Livre Pensar ou ainda pensadores avant la lettre, ou "antes que a expressão tivesse sido inventada".

Legado

O movimento Livre-Pensar tem seu legado partilhado tanto entre liberais como os anarquistas do século XIX e XX. Cada qual se referindo a certos aspectos e diferentes pensadores identificados como parte deste movimento.

Outra visão sobre o mesmo tema:

E a expressão Livre-pensador?

O que significa?

O Livre-pensador é aquele que pensa livremente - alguém que está preparado para considerar qualquer possibilidade, alguém que determina quais idéias estão certas ou erradas através da razão, de acordo com sistemas consistentes de regras tal como o do método científico.

Será que com facilidade chegamos à liberdade?

02/09/2010

Fale: pcfernandes1951@bol.com.br

Fernandes, Paulo Cesar (Keine Grenze

Nenhum comentário: