terça-feira, 9 de junho de 2015

20150609 Tentação

Tentação


"Não nos deixe cair em tentação
 E liberta-nos de todo mal."


Mas então o trabalho contra as tentações, se tentações houver; e a luta contra o Mal é tarefa para algo exterior a nós? Nós nada temos a ver com isso?

Essa tradução está mal feita. Tem algo de errado aí.


Que mérito terei eu em vencer as dificuldades a enfrentar? 

Nenhum? 


Não caio nessa e não vou por aí. 


Eu arregaço as mangas, me ponho no espelho vendo meus defeitos, os encarando de frente. Não estão fora de mim, são atributos positivos ou negativos de minha personalidade.  


Sanar os defeitos. Como posso atribuir a outrem uma tarefa unicamente minha? 


O meu progresso cabe a mim unicamente. Se derrotado, serei o único responsável por isso. Por outro lado, a cada vitória sobre um defeito meu eu posso comemorar, me sentir feliz por ter dado um passo a mais. Tenho o mérito mesmo.


É verdade ser longa a jornada e o caminho consta de algumas pedras de tamanhos diversos. As menores as chutamos; algumas as afastamos com as mãos, e outras ainda damos a volta ao seu redor por serem imensas. Mas seguimos na estrada. Melhor ainda quando temos claro o roteiro e a meta a alcançar. Os obstáculos e desafios nos fazem mais fortes e mais autoconfiantes. 


Podemos errar. Sim. Temos liberdade para isso. Ninguém, salvo nós, pode cobrar nada. Em nosso tempo o homem chegou ao momento maior da liberdade individual.


Quando eu digo: "Livre de tudo e de todos." Expresso o nosso tempo. 


O Ser é. E na Liberdade Plena se realiza. Sendo assim livre, se preocupa em não ferir seu semelhante. Se solidariza com a dor do semelhante. Se humaniza. Sim, a Liberdade humaniza, pois traz ao Ser uma nova forma de sentir a Si Mesmo e de perceber no outro, um Si Mesmo semelhante a ele. Dois seres livres não se 
confrontam, pois não sentem desejo de dominação.

A dominação é tipica de seres aprisionados por alguma ortodoxia. Os livres o são inclusive das ortodoxias todas, e das religiões, e das instituições. 


Quando o Ser toma consciência de Si e de sua Liberdade, novas ocupações chegam a si. Ocupações mais intensas e altruístas. Esquece o próprio umbigo, se volta para a humanidade. Sem perder a individualidade se integra de forma militante na Humanidade, sendo a Solidariedade e a Fraternidade desdobramentos naturais de todo esse processo.


Portal Fernandes

09/06/2015

Nenhum comentário: