terça-feira, 7 de maio de 2013

20130507 Mercantil da existência

"Pedro disse-lhe: e nós que deixamos tudo e te seguimos que receberemos?"
MATEUS. 19:27



Muitas vezes nos afiliamos a uma religião, ao espiritismo inclusive, e queremos num passe de mágica solução para todos os nossos problemas. Que findem de imediato.



Raciocínio infantil. Pensamento contábil, de lucros e perdas. Típico do sistema capitalista na qual vivemos, onde todas as relações se pautam na troca. Nos interesses de cunho material. Troca de vantagens em geral. Um emprego mais vantajoso financeiramente. O fim da dor. Outros lutam para ter a projeção pessoal, mas sem o
esforço do estudo e dedicação aos livros que o conhecimento nos pede.


Cada qual busca algo para si. Segundo os limites de sua compreensão da vida. Que deveria ser da sua vida enquanto espírito imortal, cuja existência não lhe é dada para comércio mundano, mas para ter um aprendizado.


Aprendizado de servir ao semelhante; e também aprendizadso das Leis Naturais; abarcando estas o aspecto físico, bem como o aspecto ético. Não gosto da palavra moral, me parece ser mais incisiva ética.


Aprender. Sair de si. Destroçar o egoísmo que a nossa sociedade nos ensina desde o berço. Ser verdadeiramente diferente. Sem medo de nada.


Tu me dirás ser tarefa para leões. Te contesto ser falso teu raciocínio. Com odor de fuga.


Não se pede a autoaniquilação ou anulação. Mas que atentemos todos nós para o processo de sair de si.


Não! Não somos o centro do universo como querem os comerciais de televisão. Somos seres componentes de uma humanidade plena de dificuldades, e cuja percepção da vida nos abre perspectivas, sempre mais amplas de contribuir na redução do sofrimento geral.


Todos podemos.


Não creio possível o nascimento de grandes heróis nos moldes de Gandhi ou Jesus. Seremos nós, os pequenos, a fazer a diferença. No Lar; na familia; nos lugares onde passemos.


Numa igreja, vi o mapa dos lugares onde Jesus passou. Não foram lugares especiais. Nem pessoas especiais com as quais conviveu. Andou junto ao povo do seu tempo, sem frescura, visitando a casa dos mal vistos cobradores de impostos, e sem a menor dificuldade. Alí serviu através de suas lições.


Todos somos chamados. Todos podemos.


E não precisamos estar nas grandes organizações do mundo para servir.


O pequeno regato mata a sede do caminhante. As Cataratas do Iguaçú gera energia para milhares de pessoas.


Cada qual a seu modo: ambos servem.


Paulo Cesar Fernandes

07  05  2013

Nenhum comentário: