domingo, 23 de setembro de 2012

Reflexão 23 09 2012 - Todo SILÊNCIO é COVARDE

"Buscai antes o Reino de Deus e sua justiça"

Jesus disse. E Mateus fez a anotação para a posteridade.

Dois aspectos vou destacar dessa passagem:


1)  Lembrar que Reino de Deus era a senha/consigna entre dois grandes espiritos: Georg Wilhelm Friedrich Hegel, só o nome já é um texto em si; e o poeta Hölderlin. Desde sua juventude usavam "Pelo Reino de Deus" como um elemento de ligação entre eles. Isto já demonstra uma propensão natural desses dois homens ao bem e a tudo que dissesse respeito ao correto e ao justo.

2) A Justiça em nosso tão conturbado mundo. Nós, socialistas, vemos a dor presente no mundo em função do egoismo, e em função de um ordenamento errado de todos os recursos que a Terra pode oferecer. Nos enchemos de tristeza e de sensação de impotência.

Inda hoje assistia a um documentário na TV portuguesa (SIC), onde
artistas de diversas modalidades faziam queixas com relação às dificuldades que passa o povo português.

Pediam ao Governo Português que "menos olhasse para Portugal e mais cuidasse dos portugueses". Um apelo forte e comovedor é bem verdade.

Mas agora, abro o foco de minhas lentes de ver o mundo, e não pode minha atenção deixar de parar na Africa, um todo continente em miserável situação. As imagens dela falam por si próprias. São alarmantes e penalizadoras. Sim, nos penalizam por nossa impotência diante da dimensão do problema. Problema catalizado e
gerado pelos G8 da vida...

Principalmente se pensarmos no montante geral de recursos disponíveis na Terra. Carrear parte desses recurasos para entidades como "Médicos sem Fronteiras", e outras tantas que se ocupam de sanar as doenças e a fome deste tão injusto mundo.

Como pode existir um "Reino de Deus" em meio a tanta injustiça?
Como crer em um Deus capaz de permitir esses novos Holocaustos?
Ocorrendo tanto na Africa, como na Faixa de Gaza contra os Palestinos, ou ainda no pobre Haiti ainda tão conflituoso?

Como Socialistas lutamos pela Justiça no mundo. Assim nossa batalha é sim nos contrapor a tudo isso.

Uma enormidade de coisas tidas como naturais. A ponto das emissoras de TV nem tocarem mais na Africa, no Haiti, etc.

Como se o fato delas não tocarem no assunto saciasse a fome de mulheres e crianças. Desse vida aos milhares de mortos.

O que fazer?

Não sei exatamente. Mas ficar parado e calado não é a opção.

Não, não é a a opção.
Talvez iniciar uma campanha chamada "A fome na TV", onde as imagens chocantes de todo mundo sejam insistentemente mostradas nas TVs de todos os paises independentemente de sua situação econômica.

É possível tirar a opinião mundial da letargia atual, e empurrar seus governos num outro rumo: o da destinação de recursos para a fome e não mais para as indústrias bélicas, tal como hoje ocorre.

Por favor: "Um outro mundo é possível."

Cabe a nós, conscientes e sensíveis, promover a mudança dos rumos da Terra, para que o Reino de Deus não seja algo abstrato, mas se faça presente no Aqui e no Agora de tantos quantos
carecem de um prato de comida para ter garantida a sobrevivência por um dia mais. Eles apenas nos pedem um dia a cada manhã.


"Todo SILÊNCIO é COVARDE. Pactua com os poderosos da Terra. Promotores de todas as guerras conhecidas hoje. E planejadas para o dia de amanhã."


Paulo Cesar Fernandes


23/09/2012

Nenhum comentário: