quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

20180104 Tarefa nossa


Tarefa nossa?



Herculano Pires escreveu suas obras nos "Tempos Sólidos". Quando tudo era mais ou menos previsível e ordenado.

Como eu sei ser ele um espírito antenado em tudo ao seu redor, não consigo o imaginar dando aval à totalidade das suas obras daqueles tempos. Tudo mudou.


Marx disse: "Tudo que é sólido desmancha no ar."

E vieram os "Tempos Líquidos" de Zygmunt Bauman.


Eu tenho certeza, Herculano acompanha de perto esse processo de mudança do mundo. Interferindo em muitos de nós para sairmos das velhas concepções e abrirmos novos horizontes ao nosso pensar.


Um pensar aberto ao mundo e às multiplas concepções divergentes das nossas.



Nos ajuda a compreender pensadores de linguagem e elaboração teórica mais complexa, para podermos, de alguma forma, fazer as ligações desses pensadores com o estabelecido por Allan Kardec.



Herculano está entre nós, estou seguro disso.
Mas estou mais seguro ainda: muitos de nós não lhes damos ouvidos.
Tenta nos trazer suas novas formas de pensar.


Evidentemente não mais numa vertente CatoEspírita; mas numa outra vertente capaz de ajudar a libertação do homem do materialismo vigente.



Pois o "Reino" jamais se implantará na Terra enquanto o Materialismo for a fonte de pensamento da maior parte da população mundial. O Consumo; as guerras; a luta pelo Poder; a Competitividade; o Ódio; a Desconsideração para com nossos semelhantes; etc.
Tudo isso obstaculiza a implementação de algo melhor na
face de nosso planeta.



Afinal, a Proclamação do Reino foi feita tendo como objetivo maior a implementação do "Amor e da Justiça" sobre a face do planeta. E estamos distantes disso, muito distantes mesmo.


E mais. Cada um de nós é verdadeiramente responsável na vivência disso, e ser a voz de reprodução dos proclamas do "Reino" entre todos os habitantes desta Terra.


Não precisamos falar em nome de religião, nem viver citando Jesus. Mas, em toda oportunidade, falar da necessidade do Amor como fonte de mudança do mundo. Sempre negar o Ódio como alternativa para alguma coisa.



Acredito, se assim fizermos, em sua homenagem, o deixaremos verdadeiramente feliz em ter forjado discípulos através de seus pensamentos e atos.

Pois, o que de melhor temos do Professor Herculano Pires é seu exemplo.



Paulo Cesar Fernandes.
04/01/2018.


Nenhum comentário: