sábado, 9 de agosto de 2014

20140809 Competição ou inveja

Competição ou inveja


Nas reflexões desta tarde uma questão me foi posta:


Por que a competição entre as pessoas?

Mais forte ainda:

Por que motivo, entre alguns casais se dá a competição?

Se não ocorre de ambas as partes, numa delas a competição é de saltar aos olhos.


É triste isso. Triste e real. O capitalismo neoliberal estimula a competição. E pessoas inconscientes de si se deixam levar por essa chaga. Uma chaga que tem atrás de si a inveja. Quem não é competitivo não está nem aí com as coisas que os demais façam.


Cada qual cuida de sua vida e a toca da forma que melhor lhe convier.


Esse princípio de Liberdade eu advogo. Como posso estar livre se estou preocupado com alguém, com seu sucesso ou fracasso, com seus conhecimentos e com as disciplinas do seu saber.


Eu não quero (e nem posso) competir com um Eduardo Galeano, um Inácio de Loyola Brandão, um Mário Prata ou um Sérgio Porto.

Posso te-los como referenciais para melhora dos meus textos.


Descobrir num texto em italiano de Luigi Pirandello uma outra forma de dizer a coisa, e transpor essa forma para nossa língua. Eu uso muito desse recurso. Inverter palavras ou uni-las como ocorre no inglês e no alemão. Por vezes fica estéticamente perfeito.


Competir não. Eu comparo sim. Mas comparo meus textos:


1) Como escrevia na década de 90? Tinha estética? Tinha ideologia barata?


2) No ano 2000 que coisas escrevi e quais temas me dominavam?


3) O uso excessivo do termo "que" eu já consegui vencer?


4) Ainda preciso fazer revisões quanto à Concordância Nominal? E a Concordância Verbal, já é natural a escrita correta?


Uma outra questão a ser pensada. Se o marido desestimula a mulher ao estudo para esta ficar sempre aquém dele. E a esposa viver achando injusto o sucesso do marido. Quer para ela tal sucesso.


Quando teremos solucionado isto? Quando formos espiritualmente maduros. E nosso coração se alegrar com sinceridade, ao ver o sucesso das outras pessoas.

Mas isso não acontece através da racionalidade apenas. É um processo de reposicionamento dos valores capazes de conduzir nossa vivência de cada dia.

Construção difícil, lenta e uma vez iniciada não deve ser deixada ao desleixo. Ter o foco da vida em si e em sua Liberdade. Isso não é egoísmo. É uma escolha.


Mas é apenas essa escolha a capaz de nos alegrar com o sucesso de todos aqueles amigos e conhecidos. Fora disso tudo pode ser plena falsidade, algo tão abjeto.

Viva o seu. Faça o seu. E se alguém precisar de ajuda, abra os braços e acolha.


Paulo Cesar Fernandes

09/08/2014

Nenhum comentário: