sexta-feira, 12 de julho de 2013

20130712 Dúvida e evolução

"Recebestes o Espírito Santo quando crestes?"
Atos 19:2



A Evolução e o Progresso nunca vieram da crença, mas da dúvida tão somente. É a dúvida o motor das civilizações. Ela desenvolve a curiosidade, o senso de busca, de pesquisa.


Não houvesse a dúvida estaríamos nos primórdios civilizatórios ainda.


Um objeto banal. Como um aparelho de barba. Antes dele tinha a navalha. Depois a gilete, com dois lados, e com um aparelho específico. Na sequencia veio o aparelho com uma lâmina, tipo one-way. E daí em diante, outras tantas formas se apresentaram, inclusive o barbeador elétrico.


Mas tudo isso nasceu de onde?


Da pergunta: Será que podemos fazer melhor essa coisa, e faturar uma nota adicional?


Foi a dúvida. O lucro é decorrência natural da capacidade de pensar mais rápido e melhor numa "Sociedade de Consumidores".


O trabalho: seja ele remunerado, seja ele de aperfeiçoamento interior na busca do serviço aos semelhantes; é ele o grande trunfo no nosso processo existencial.


Um ser vazio de ocupações é um nada. Somos os reflexo perfeito de nossas obras.


Podemos falar bem. Fazer palestras inolvidáveis a públicos encantados e imensos. Mas somos o produto de nossos pequenos atos. O sorriso sincero. Aquele "Bom dia." cheio de energia e alegria, capaz de tornar verdadeiramente melhor o dia de nosso vizinho ou colega de trabalho.


As maneiras de interferir positivamente na vida são inúmeras e imensas. Tudo se resume em nossa disposição para tanto.


Não. Não mudaremos de repente. Não seremos "angelicais". Sem baboseiras. Seremos o que somos, mas tendo em vista uma outra mirada da vida, e uma outra postura diante de cada fato. Mais serena, mais amena, mais humana por certo.


Passos daremos de uma forma ou de outra. Mas seria muito legal, deixar para traz uma somatória de atitudes capazes de nos orgulhar, a cada momento de retrospectiva existencial em nosso futuro.


Cada dia um pouco, e um pouco a cada dia.


Paulo Cesar Fernandes

12 07 2013

Nenhum comentário: