quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Companhias

"Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és"


Adágio popular de grande sabedoria.
Com grande alegria me vejo distante, por cinco anos dos balcões de bares e padarias.
A triste fase se foi. Mas requer constante vigilância, e a busca do Bem, para manter o bem estar.
Pão, leite e doces são os únicos itens de interesse nas padarias.



Fui mais longe, me afastei de todos os recantos onde houvesse possibilidade de competitividade.
No trabalho, aposentei.
Nas instituições que participava, me afastei. E me afastei exatamente por esse motivo. Não quero competir com ninguém.



Se combato o capitalismo, por sua competitividade massacrante do homem, fazendo dele um joguete das circunstâncias. Tirando-lhe a capacidade de um Ser racional, capaz de buscar a sua libertação. Como poderia estar vinculado a instituições onde a competição é forte. Lugares onde me caçam a palavra e a oportunidade de expor minhas idéias. Participei duma reunião no Forum da Cidadania de Santos, mas não disse palavra. Percebi, a palavra ali tinha seus donos. Reunião tumultuada com Egos em alta. Ao final me desculpei com quem me convidara. Não é meu lugar.


Solidão? Sim.


Encarnados tenho minha família. E me basta.


Mas desencarnados, tenho tido a alegria de sentir todo o Bem pelos amigos trazida.


Quem são?  Não me importa saber.

Sei que são bons, benevolentes, e voltados para as áreas de meu interesse: música; filosofia; ciência e artes em geral.


E sempre me ajudando a focar meu eixo na Espiritualidade, melhor dizendo, no abstrato da vida. Todo o que nos aparte da materialidade vigente em nosso planeta. Mesmo entre religiosos de todos os matises.


Que mais esperar da vida senão um mergulho mais profundo nesse benevolente universo.


Nos Centros Espíritas que tenho ido, sou um ilustre desconhecido. Assim prefiro eu. Afinal, nascido e formado num Centro Espirita, esse ambiente me é necessário. E ser apenas um, entre tantos na platéia, é uma benção. São idéias distantes das minhas, mas não emito opiniões, e busco ser carinhoso com meus semelhantes.

Afinal para aprender a amar aqui estamos.
Amo os do passado, do presente e espero seguir amando os que o futuro venha me trazer.


A vida é curta, e tenho pouco pela frente.
Amar com intensidade.
Fugir das desavenças.
Buscar o Bem.


Devem ser as prioridades do ano de 2013 e seguintes...
Espero cumprir estas metas.


Paulo Cesar Fernandes

19  12  2012



Nota:

Competitividade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    

A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objectivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.

A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Se a rentabilidade de uma empresa, numa economia aberta, é inferior à dos seus rivais, embora tenha com que pagar aos seus trabalhadores, fornecedores e accionistas, a médio ou longo prazo estará debilitada até chegar a zero e tornar-se negativa.

Nenhum comentário: