terça-feira, 20 de novembro de 2012

Reflexão 20 11 2012 - Intransigência

Intransigência

Quantas vezes esta característa d'alma me fez agir de forma rude, grosseira, e até injusta com possoas com as quais convivia, e havia convivido.


Quando nos chega o valor da Vida, nos damos conta dos enganos, dos equivicos, das vezes sem conta guiados pela ira a desferir trompetaços a todos ao nosso redor.


Pobre Ser. Crente na própria infalibilidade. Distorcida visão.


Não há arrependimento, mas tristeza, pois a constatação da inferioridade é clara.

Gostei das palavras do Paulo de Tarso e das considerações de Emmanuel. Jogo fora os adjetivos desnecessários, o palavreado igrejeiro, e me vejo diante da essência do seu pensamento.

Vinha de Luz - Dívida de Amor   (Trechos

"Portanto, dai a cada um o que deveis; a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra."
Paulo aos Romanos 13:7


Todos nós guardamos a dívida geral de amor uns para com os outros, mas esse amor e esse débito se subdividem, através de inúmeras manifestações.

A cada ser, a cada coisa, paisagem, circunstância e situação, devemos algo de amor em expressão diferente.

Resgata os títulos de amor que te prendem a todos os seres e coisas do caminho.

Quanto maior a compreensão de um homem, mais alto é o débito dele para com a Humanidade; quanto mais sábio, mais rico para satisfazer aos impositivos de cooperação no progresso universal.

Não te iludas. Deves sempre alguma coisa ao companheiro de luta, tanto quanto à estrada que pisas despreocupadamente. E quando resgatares as tuas obrigações, caminharás na Terra recebendo o amor e a recompensa de todos.



Em "Essa Pequena" diz Chico Buarque: "Meu tempo é curto, o tempo dela sobra..."


O tempo das pessoas sobra. Mas o tempo de minha reconciliação com minha consciência é agora. Não me importa mesmo os outros e suas atitudes, meu dever é amá-los tais quais são. Defeitos? Tenho muitos, numa constante luta pela sua extirpação.


E apenas quem luta com sinceridade sabe das dificuldades em vencer o próprio orgulho egoísmo, vaidade, e por aí vai.


Mesmo tomando São Francisco de Assis; Jesus; Gandhi como exemplos, a batalha é renhida.


Sou vitorioso pois venci muitas e muitas coisas. Vivo um momento de paz e felicidade muito grandes. Mas sob uma constante vigilância diante de pensamentos e atos. E Vivo, vivo bem.


A Felicidade é o pagamento que a Vida nos dá, pelo nosso empenho em estar dentro dela de forma sã. Com alegria e benevolência.


Vivo um outro momento? Diferente e melhor, bem melhor que todos os que já vivera?


Em cada fim de tarde essa certeza se reafirma de forma mais profunda.


Estou no Bem e na ampliação desse Bem. A Solidão é natural decorrência de minhas escolhas para minha existência.


Em que pese minha luta por Justiça neste mundo ser um ponto a me provar a cada dia.


Mas é por amor aos meus semelhantes que luto pela Causa Palestina; pelos povos indígenas no Brasil; pelas nações africanas em litigio; etc.


E contra os Donos da Terra. Se Jesus expulsou os mercadores do templo. Estivesse hoje na Terra faria o mesmo que faço.


A ação libertadpra é uma ação conforme aos rigores da Lei Natural, ordenadora dos nossos destinos. Por esta Lei me pauto, e por esta Lei eu luto contra toda sorte de injustiças.


A JUSTIÇA cobrirá a terra, quer queiram ou não os poderosos. Não há saida. O mal vence temporariamente; mas o Bem é perene.


Que a justa Paz brote no solo de todas as nações da Terra, e que os povos derrubem os governos vazios de Solidariedade. Não há contradição aqui. Pois Jesus é Verbo/Ação e não substantivo, um objeto de adoração como tantos outros na Sociedade de Consumidores.


É chegada a hora de todos os pobres herdarem a Terra concretamente. Países pobres e seres empobrecidos de cada país. Apenas nesta hora, olharemos uns aos outros, podendo nos sentir e nos saber Seres Humanos.  


Paulo Cesar Fernandes

20  11  2012

Nenhum comentário: