quinta-feira, 24 de maio de 2012

Espiritualidade

Numa mente/coração onde habita a espiritualidade apenas existe lugar para o amor. O ódio é coisa que não encontra espaço nesse território.



Quando falo de espiritualidade, quero deixar claro que não me refiro às religiões ou o espiritismo. Espiritualidade é uma postura diante da vida, muito mais ampla e revolucionária que os itens anteriormente citados. É um humanismo universalista que, focado no espírito imortal, propugna por sua capacidade/possibilidade evolutiva nos mais diversos aspectos que a vida apresenta; e que tem na aceitação e no afeto aos semelhantes a diretriz emotiva dessa postura existencial.


São propriedades dessa postura: a ética; a capacidade de empatia (se colocar no lugar do outro, inversão de papéis); a sinceridade; o desinteresse; a prática do BEM aos semelhantes, aos animais e às plantas, compreendendo o todo harmonico existente entre essas entidades; uma materialidade harmônica e equilibrada, afinal o corpo é prazer também; e podemos agregar todas as qualidades que admiramos em diversos homens que passaram pelo nosso planeta deixando um rastro de bons exemplos.


Espiritualidade não é santificação, busca da pureza, desconexão com o mundo; muito ao contrário. É estar imerso neste mundo que nos acolhe, conhece-lo mais e mais para transformá-lo como nos aconselhava Karl Marx. Que embora fosse materialista teve uma vida, toda ela de espiritualidade.

Nenhum comentário: