sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Reflexão 2013 01 04 - Muito pouco para muito

Partir de um texto, fazer reflexões existenciais sobre nossos pensamentos e atos, no sentido de aprimorá-los, é realmente uma coisa impactante na nossa vida diária.

Chamemos de meditação, prece, ou qualquer outro nome desejado.

É fato a alteração provocada por esses trinta ou quarenta minutos na nossa trajetória existencial.
Não somos os mesmos, nos pensamentos e nos atos.
Uma tranquilidade passa a nos acompanhar; e uma vigilância mais perene se apodera de nós quanto aos nossos pensamentos.

Não mais iracundos, os intransigentes como eu. Relativização dos fatos ao nosso redor.


Nasce um diferencial.


Teve inicio na minha vida no pior momento da minha existência: o segundo semestre de 2011.
O Semestre Terrível. O mundo desabando ao meu redor:
Doença na família. Desequilíbrio meu. Fragilidade ante um quadro desagrádável, renascido do passado.


Eu precisava me fortalecer.


Não sei de onde veio a idéia, se inspirado, ou da necessidade advinda da dor.

O fim de tarde seria tempo de meditação. Revendo o dia até a hora e planejando o futuro.

Uma batalha nos primeiros meses, e pouco a pouco as negras nuvens se foram dissipando.
A taquicardia saiu do quadro existencial.

Bem estar e sensibilidade aflorando. Um sono mais reparador.


O fluir dos textos são um demonstrativo desse outro momento de paz e criatividade.

A Felicidade tendo foco dentro de mim.

Sem ilusões infantis. Sem necessidades materiais de qualquer ordem.

A simplicidade franciscana como meta tem sido elemento de grande poder nesse processo todo.


Num poema eu disse, com muita verdade nisso:
   Fora de mim o Nada.
   Atrás, apenas o pó da estrada.



E não é egoísmo pois vivo na solidariedade.
Na luta por um mundo melhor.
Não me meto em maracutaias.
A ética me é ancestral.
Escolhi a simplicidade e a filosofia.

Numa corrente grandiosa:

Filosofia  »»»  Liberdade  »»»  Criatividade  »»»  Felicidade.


Mas não estou só nesse processo.
Conto com amigos espirituais, muitos eu creio.
Pois toda tarde é um renascer. Um bem estar sem fronteiras.

Amigos hispanicos que gostam das coisas que escrevo, inclusive no Blog Pour Kardec - De teoria Espírita


Daí concluí que não necessitamos de instituições de nenhuma ordem.
Precisamos apenas instituir em nossa vida a Vontade de Servir; a Sinceridade; e a alma totalmente voltada para o Bem.

Assim é! E assim há de continuar sendo.


Paulo Cesar Fernandes


04  01  2013



2013   Ano I   Era da Justiça

Nenhum comentário: