sexta-feira, 1 de junho de 2012

EVOLUÇÃO

Quando quiseres verificar se teus amigos são bons e sábios, rememora o padrão de Jesus de Nazaré e perceberás que são realmente sábios e bons se te ajudam a realizar todo o bem com esquecimento de todo o mal, sem te afastarem da responsabilidade de escolheres o teu caminho e de seguires adiante com os próprios pés.



»»»»»» Adaptação pessoal de um trecho de uma mensagem de Emmanuel  ««««««««««««««««««


Mesmo quem é ateu pode se orientar por aquilo que o leve às melhores atitudes, e acima de tudo a tomar a vida sob sua responsabilidade, valendo-se de sua inteligência e de sua racionalidade para fazer sua caminhada a partir de parâmetros autonomamente definidos.


Ninguém me conduz, senão a minha Razão.


Embora a Escola de Frankfurt, e os autores da PósModernidade venham colocando sob suspeita o "Elogio da Razão" protagonizado por Descartes, Kant e Hegel, eu coloco sob suspeita exatamente esse grupo de pensadores que, talvez no afã de trazer ao mundo uma novidade crítica, tentam desconstruir um momento marcante para a História do Pensamento. Quando o homem tira o foco de Deus, fazendo-se deus ele mesmo, através de sua capacidade de evoluir na elaboração de seus pensamentos. Pensamento se contrapondo a pensamento dialéticamente como nos trouxe Hegel, sendo esse processo ininterrupto e infinito.


A isso podemos chamar com tranquilidade: EVOLUÇÃO.


Paulo Cesar Fernandes
01/06/2012

Nenhum comentário: