sábado, 29 de dezembro de 2012

Perispírito inútil - Parte 1

Publicado em 23 de outubro de 2008 sob o título "E se..."

Chego ao CEAK, revejo os costumeiros amigos das quartas-feiras.

A alegria do reencontro. Algumas poucas palavras pois o pensamento ainda se pautava no aspecto da aprendizagem, do material de registro, da busca do conhecimento,...

E me deparo com o tema: Perispírito.

Iniciada a palestra um macaquinho perguntador se instala em meus ombros. Ora dizia “E se..., ora dizia “and  if...” tal qual ouvimos nos filminhos norte-americanos. Ora dardejava na orelha esquerda, ora tinha a direita como alvo. Intrigado, me limitei a registrar suas interpelações.

Na berlinda, o companheiro que falava seguia seu roteiro, sempre pautado em Kardec, com toda segurança e bom ânimo.

Transcrevo aqui alguma das questões que vieram à baila:

E se não houver perispírito?

Perderia o homem a possibilidade de viver e atuar no mundo?

Recuperado do espanto inicial, passei a admitir a possibilidade. Ao menos por hipótese, seria vantajoso e enriquecedor admiti-la.

Afinal, ao longo da história muitos avanços ocorreram em diversas áreas, muito provavelmente porque algum macaco perguntador tirou a paz de alguém. O meu seguiu adiante sarcástico:

Vou perguntar de outro jeito: sem o perispírito o espírito não teria como se manifestar fisicamente?

Respirei fundo, mas não perdi a compostura e segui no jogo.

Até porque a questão tinha fundamento. Historicamente pensamos na alma (espírito encarnado) apenas no esquema:

Espírito   »»»   Perispírito   »»»   Corpo


Sendo o perispírito matéria, quem me diz ser impossível esta matéria estar em forma de energia?

Sendo o pensamento um elemento aglutinador de energia, ao pensar, o espírito, em si e per si, seria capaz de atuar sobre o corpo de forma natural.

Tal qual bordão de antigo programa da TV brasileira, me parece que: “O macaco tá certo”.

Mas não para por aí:

Se a energia aglutinada pelo espírito é conversível em matéria, e tal matéria é passível de visualização.

Prá que o perispírito?

Pois é!

E podemos ainda pensar nos fenômenos físicos de materialização, onde o médium que viabiliza tal manifestação nem sequer se sabe médium. Cede ele o perispírito, ou alguma forma de energia animalizada, capaz de ser trabalhada pelo espírito comunicante?


Macacos me mordam pois não tenho respostas!

Paulo Cesar Fernandes

29  12  2012

Nenhum comentário: