terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Espiritualidade e Saúde

Domingo 02  12  2012

Emissora: TV Camara

Programa: de Coração

Entidade: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Apresentador: Dr. Romeu Meneghelo

Convidado: Dr. Alvaro Avezum

Tema: Espiritualidade e Saúde


Dr. Alvaro trabalha com Medicina baseada em Evidências. E em seu trabalho vem trabalhando a questão da Espiritualidade e sua relação com a saúde cardíaca.


Sua atividade consiste em avaliar o montante de Espiritualidade da pessoa através de questionários.

Segundo ele, espiritualidade nada tem a ver com religião ou religiosidade. Encontrou pessoas aficcionadas em suas religiões e com baixo índice de Espiritualidade. Por outro lado, encontrou pessoas agnósticas ou atéias que tinham Espiritualidade elevada.


Que conclusão tem chegado ele e seus companheiros de pesquisas dos EEUU?


Que existem dois tipos de religiosidade: a extrinsica e a intrinsica:
1. A extrinsica a extarior, de comparecer aos locais de culto com frequencia e dar conta à sociedade de sua religiosidade.
2. A intrínsica, aquela que altera o modus vivendi ( maneira de viver ) da pessoa. Esta é capaz de se converter em espiritualidade.


Quando ouvi isto lembrei das palavras do Rafael (espirito) do Centro Espírita Allan Kardec: "Tudo depende de como voce está no mundo."


Tão logo lembrei disso, Dr. Alvaro fala a mesma coisa em diferentes palavras: "É uma questão de como vc vive. Sua relação com os outros e sua relação com suas atitudes, com sua moral."  Segundo ele "Espiritualidade não é religião, é uma postura diante da vida".


Segundo esses estudos, as pessoas com Espiritualidade mais elevada tem menores índices de Acidentes Cardiovasculares e menores taxas de mortalidade.


Outro aspecto importante trazido pelo Cardiologista é o poder das Preces Intercessórias.


Seus colegas norteamericanos trabalharam com 400 pacientes.


Duzentos recebendo preces, e duzentos postados como Grupo Controle, isto é, sem preces.


Foi registrada significativa melhora entre os pacientes receptores desse tipo de benefício. Enquanto os pacientes do Grupo Controle não apresentaram nenhum índice de  alteração diante da doença.


Se Professor Herculano Pires estivesse diante da telinha da TV nesse programa diria apenas: "É a ciência oficial trabalhando com terapias já utilizadas pelos espiritas, ou espiritistas de há muito tempo."


Lembro apenas as palavras de um personagem de Shakespeare: "Existem mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha vossa vã filosofia."


Mas faço a ressalva da não existência de mistério nenhum. Tudo isso está dentro do que nós espiritas chamamos de Lei Natural. Pois nada ocorre nos diversos universos se ferir algum preceito da Lei Natural, pois esta é soberana e a tudo/todos conduz.



Paulo Cesar Fernandes


04  12  2012

Nenhum comentário: