quarta-feira, 24 de junho de 2009

ProtoEspírito

ProtoEspírito

Algum tempo faz que eu acho inadequado o termo Princípio Espiritual, para esse momento que tanto interesse me desperta no que diz respeito às suas possibilidades de cognição. O intervalo que vai da criação do Ser até o momento em que este tenha o pensamento contínuo prefiro designá-lo, o Ser de Proto-Espírito.

Temos que Proto-História é o momento anterior ao aparecimento da escrita, logo, antes daquilo que convencionalmente estabelecemos por chamar de História.

Proto-homem seria o homem primitivo. São usuais ainda expressões como protolíngua; protomártir.

Tenho dúvida no que se refere à grafia: Proto-Espírito tal qual Proto-História, ou ProtoEspírito como Protolíngua? Escolhi a segunda sem medo, deixando aos linguístas a tarefa de me corrigir, caso necessário. Meu foco maior é a idéia, o conceito.

Este momento inicial, e interessante, quando o Ser vai, paulatinamente aprendendo sensações, descobrindo suas necessidades como no heliotropismo. Buscando sua integridade física ao se proteger contra as intempéries, contra os predadores. Agindo instintivamente, mas tendo uma percepção muito rudimentar de sua individualidade.

Assim não fosse não estaria sempre em alerta, preservando essa mesma individualidade.

ProtoEspírito sim. Traz em si a potência de ser Espírito. Tal qual a semente do maracujá traz a possibilidade do arbusto e dos frutos vindouros, bastando para isto que lhe sejam dadas as necessárias condições de nutrientes, água, vento, etc.

Esse ProtoEspírito também tem lá suas possibilidades de crescimento, de ampliação da sua cognição. Um processo paulatino, mas sem o qual não chegará ao estado hominal.

Nenhum comentário: